> TABOCAS NOTICIAS : PROFESSOR DE ECONOMIA DIZ QUE ATUAL MODELO ECONÔMICO É UM DESASTRE

segunda-feira, 7 de abril de 2014

PROFESSOR DE ECONOMIA DIZ QUE ATUAL MODELO ECONÔMICO É UM DESASTRE

Samuel Pessoa, um físico que leciona economia, estreitou as relações com o PSDB na campanha presidencial deste ano. O senador Aécio Neves, candidato dado como certo para a legenda, anunciou que ele é um de seus assessores. Pessoa faz duras críticas à atual política econômica. “Eu chamo de ensaio nacional desenvolvimentista – foi uma tragédia para o País e tem de ser revertido.” Em sua avaliação, a reversão deve ser seguida por reformas que possam dar eficiência ao Estado sem que seu tamanho seja reduzido. “A sociedade quer educação, sistema de aposentadoria, programas sociais – é impossível reduzir o Estado”, diz na entrevista que segue.

Como o sr. vê o atual momento da economia?

Vou falar o que repito em todo lugar porque acho importante. Quando se olha a formulação de política econômica no Brasil, acho que há duas agendas muito diferentes. A primeira eu chamo de contrato social da redemocratização. Ela está com a gente desde a democratização. É uma agenda estrutural. Uma opção que a sociedade brasileira fez na Constituição, lá em 88. Essa opção vem sendo referendada e repactuada a cada eleição. Expressa o desejo da sociedade de construir um Estado de bem estar social muito abrangente, nos moldes dos países da Europa continental. É um desejo da nossa sociedade avançar na questão da equidade. Há outra agenda, que veio de 2009 para cá – da equipe econômica do Mantega (Guido Mantega, ministro da Fazenda) e da presidente Dilma e do final do governo Lula – eu chamo de ensaio nacional desenvolvimentista. Eu separo bem as duas agendas.

Acho que essa segunda é petista puro sangue. É o Estado decidindo a alocação de capital. É o Estado fazendo microgerenciamento das políticas de impostos e das tarifas de importação para incentivar alguns setores escolhidos segundo certos critérios. É o Estado fazendo microgerenciamento da política de intermediação financeira. É uma agenda grande. Esse pacote não é da sociedade.  Leia na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário