> TABOCAS NOTICIAS : Planeta Marte poderá ser visto a olho nu em todo mundo nesta terça, dia 8

domingo, 6 de abril de 2014

Planeta Marte poderá ser visto a olho nu em todo mundo nesta terça, dia 8

O planeta Marte poderá ser visto a olho nu na noite desta terça-feira (8) em todo o mundo. Em Natal, a Associação Norte-riograndense de Astronomia (Anra) vai possibilitar que pessoas interessadas possam ter uma melhor visualização do planeta vermelho. Segundo o professor Antônio Araújo, presidente da Anra, um observatório será montado no campo de futebol do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) a partir das 18h.
O astrônomo explica que esta aproximação é chamada de ‘Oposição de Marte’ – fenômeno que acontece quando o planeta fica do lado oposto ao Sol, alinhado a Terra. “A cada 26 meses a Terra passa entre Marte e o Sol e este alinhamento é chamado de oposição”, acrescenta. O fenômeno deve durar até o fim da madrugada da quarta-feira (9).
Ainda de acordo com Araújo, o fenômeno poderá ser visto durante toda a noite. “Em qualquer lugar do planeta é possível ver. Contudo, nas regiões onde for noite, será possível ver Marte com mais detalhes, sobretudo a olho nu. Marte ficará com um brilho vermelho alaranjado. O planeta estará do lado oposto ao Sol e ficará mais próximo da Terra”, ressaltou. LEIA MAIS »

Nenhum comentário:

Postar um comentário