> TABOCAS NOTICIAS : Petrobras contratou Alstom mesmo com alertas sobre risco de prejuízo

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Petrobras contratou Alstom mesmo com alertas sobre risco de prejuízo

Documentos obtidos pelo Jornal Nacional revelam que a Petrobras contratou a Alstom, empresa suspeita de formar cartel em licitações do Metrô de São Paulo, mesmo com alertas do departamento jurídico, que via risco de prejuízo nos negócios. Os contratos para fornecimento e manutenção de turbinas de termelétricas foram firmados nos governos de Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, e de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, do PT.
Para um firmar contrato de 2001, a Petrobras enviou funcionários à Suíça para tratar pessoalmente com a Alstom, numa viagem que custou R$ 44.177,09. O objetivo era comprar turbinas para a termelétrica de Nova Piratininga (SP), que usava óleo pesado como combustível e passaria a ser movida a gás, fonte mais barata de energia.
A compra, realizada durante o governo FHC, custou US$ 49,7 milhões, dentro do programa emergencial de termelétricas, porque a oferta de energia estava escassa. Na época, os advogados da estatal listaram 22 problemas nos termos do contrato que poderiam causar prejuízos.http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/04/petrobras-contratou-alstom-mesmo-com-alertas-sobre-risco-de-prejuizo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário