> TABOCAS NOTICIAS : Internet reduz em 30% a depressão em idosos, revela estudo

terça-feira, 22 de abril de 2014

Internet reduz em 30% a depressão em idosos, revela estudo

Foto: Shelia Cotten/Universidade do Michigan
O uso da Internet pode ajudar idosos a reduzir em mais de 30% o risco de depressão.
É o que revela um estudo feito por pesquisadores norte-americanos, da Universidade do Michigan, publicado na revista científica Journal of Gerontology - Psychological Sciences and Social Sciences.
Eles acompanharam 22 mil aposentados dos EUA durante 6 anos.
E descobriram que essa tecnologia ajuda no combate à solidão e ao isolamento.
"Todos estes benefícios têm a ver com a possibilidade [que a Internet dá aos idosos] de comunicar, de manter contato através das redes sociais e de evitar a solidão", explica Shelia Cotten, professora da área das telecomunicações da universidade norte-americana e coordenadora do estudo.
A pesquisa levou em conta os níveis de depressão dos participantes antes de terem começado a utilizar a Internet e a possibilidade voltarem a ter o problema.
Em alguns casos, os voluntários continuarem deprimidos mesmo usando a Internet, mas a tecnologia os ajudou "a reduzir os níveis de depressão e a controlar as consequências de depressões anteriores". 
A Internet parece ser particularmente mais útil no caso dos idosos que vivem sozinhos..
Segundo a especialista, o fundamental é que os internautas idosos saibam como tirar proveito da tecnologia e usem de forma moderada a internet - como, aliás, é recomendável em tudo na vida. 
"Se nos sentarmos em frente ao computador o dia todo, ignorando os papéis que temos de desempenhar e as tarefas que temos de cumprir como parte da nossa rotina, [o uso da Internet] terá um impacto negativo", admite.
"Porém, se a usarmos com moderação e para fazer coisas que melhorem a nossa vida, é provável que o impacto seja muito positivo em termos de saúde e bem-estar", conclui Shelia Cotten. Com informações do Boas Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário