> TABOCAS NOTICIAS : Igreja Protestante da Noruega rejeita casamento homossexual

terça-feira, 8 de abril de 2014

Igreja Protestante da Noruega rejeita casamento homossexual

AFP - Agence France-Presse
A Igreja Protestante da Noruega rejeitou nesta terça-feira uma proposta, apoiada pela maioria dos arcebispos, de autorizar o casamento religioso de homossexuais. Foto: Noel Celis/AFP Photo
A Igreja Protestante da Noruega rejeitou nesta terça-feira uma proposta, apoiada pela maioria dos arcebispos, de autorizar o casamento religioso de homossexuais.
Durante um sínodo nacional desta Igreja luterana, 64 participantes se pronunciaram contra a união religiosa para casais de mesmo sexo, enquanto 51 se mostraram a favor.
Em outubro, uma clara maioria de bispos (8 de 12) se expressou a favor da proposta. Era preciso no entanto, o aval do sínodo, o maior órgão de decisão da Igreja, para que entrasse em vigor.
Os delegados devem examinar de novo na próxima terça as propostas alternativas para autorizar os pastores a pronunciar uma simples liturgia à margem de um casamento civil.
A Noruega é um dos primeiros países europeus a atuar contra as discriminações que sofrem os homossexuais. O casamento civil e a adoção são autorizados desde 2009 e a Igreja também permite a ordenação de homossexuais.
Na vizinha Suécia, a Igreja luterana celebra casamento entre pessoas do mesmo sexo desde 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário