> TABOCAS NOTICIAS : Dono de time da NBA é banido da liga após comentário racista

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Dono de time da NBA é banido da liga após comentário racista

REDAÇÃO ÉPOCA, COM AGÊNCIAS
A modelo V. Stiviano (esq.), e o dono do Los Angeles Clippers, Donald Sterling (dir.). Sterling foi banido da NBA após ser gravado fazendo comentários racistas em conversa com a modelo (Foto: Mark J. Terrill/AP)

A NBA, a liga de basquete dos Estados Unidos e a mais importante da modalidade no mundo, decidiu banir para sempre o dono de um time após uma investigação sobre racismo no basquete. Donald Sterling, dono do Los Angeles Clippers, foi banido da liga e multado em US$ 2,5 milhões - a multa máxima permitida pela NBA - por ter feito comentários racistas.

O escândalo estourou no último sábado, quando o site de celebridades TMZ publicou uma conversa entre Donald Sterling e sua ex-namorada, a modelo V. Stiviano. Na conversa, Sterling censura a ex por tirar fotos com atletas negros, e inclusive diz para ela não levar negros para os jogos dos Clippers.

A discussão começa quando Sterling critica Stiviano por ter publicado uma foto na rede social Instagram com o ex-jogador Magic Johnson, um dos atletas mais importantes da história da NBA. O dono dos Clippers critica a foto. "Por que você fica tirando fotos com as minorias? Me incomoda ver você se associando a pessoas negras", disse. Durante a discussão, ele faz vários comentários racistas. "Você pode dormir com negros se quiser, pode fazer o que quiser com eles. Tudo o que eu peço é que não os traga aos meus jogos". Em determinado momento, ele critica o próprio Magic Johnson, dizendo para a modelo nunca levar o ex-astro da NBA aos jogos.

Não é a primeira vez que Donald Sterling é acusado de racismo. Ele enfrenta dois processos na Justiça americana sob a acusação de ter se recusado a alugar apartamentos a negros e latinos. A divulgação do áudio, no entanto, chocou o público americano. Após investigação, a NBA concluiu que a voz no áudio é de fato de Sterling, e por isso aplicou a pena máxima prevista pela liga.

Ao ser banido da NBA, Sterling não poderá entrar em nenhuma instalação da liga americana de basquete em dia de jogos ou treinos, não poderá entrar em qualquer escritório da equipe ou participar de decisões nos Clippers. A NBA deverá pressionar Sterling para vender o time, mas ele não será, necessariamente, obrigado a se desfazer dos Clippers.bc

Nenhum comentário:

Postar um comentário