> TABOCAS NOTICIAS : Designer constrói cápsula flutuante para se proteger de tsunami

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Designer constrói cápsula flutuante para se proteger de tsunami

Catástrofes naturais são chocantes (e tudo indica que serão cada vez mais frequentes). Mas o tsunami que aconteceu em 2011 na cidade de Fukushima, no Japão, tocou Chris Robinson de maneira especial porque ele conheceu sua esposa no local, 20 anos antes. “Metade dos lugares que costumávamos frequentar não existe mais”, disse em entrevista para o site da revista Wired*.

Foi por isso – e pensando em salvar a própria pele e a da mulher – que Chris decidiu criar uma cápsula flutuante a prova de tsunami. O projeto inicial foi feito em Adobe Illustrator e o designer consultou engenheiros para provar sua resistência e flutuabilidade.
Com tudo aprovado, ele correu para o abraço e dedicou boa parte dos dois últimos anos à construção do Tsunami Ball* com as próprias mãos e no quintal de sua casa, na cidade de Palo Alto, Califórnia. Chris chegou a trabalhar 10 horas por dia!

Inteira de madeira, a cápsula tem 10 metros de largura, 22m de comprimento e 8.5m de altura e será preenchida com espuma flutuante. Além disso, receberá um motor elétrico e painéis solares que se conectam a baterias.

Para testar a funcionalidade da engenhoca e se tudo correr bem (ou seja, se todos os equipamentos forem inseridos na cápsula a tempo), Chris pretende embarcar em uma aventura pelo Oceano Pacífico no mês de maio.

Seu projeto não tem nada de altruísta já que ele não o criou pensando em “salvar a humanidade”, mas é tão genial que pode ser replicado com esse intuito.

Veja, abaixo, imagens da cápsula de Chris. Qualquer semelhança com a Arca de Noé pode ser mera coincidência…
Fonte: Com informações da Super Interessante

Nenhum comentário:

Postar um comentário