> TABOCAS NOTICIAS : Colégios públicos e privados têm até quarta-feira para aderir ao Programa Atleta na Escola

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Colégios públicos e privados têm até quarta-feira para aderir ao Programa Atleta na Escola

Termina nesta quarta-feira (30) o prazo para que as escolas das redes estadual, municipal e privada façam a adesão ao Programa Atleta na Escola. A iniciativa é desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação, com o Comitê Olímpico e Paraolímpico Brasileiro (COB e CPB) e com as Confederações Brasileiras de Atletismo, Judô e Voleibol. Para participar, a escola deve fazer a adesão no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE interativo), do Ministério da Educação, informando as modalidades esportivas que serão desenvolvidas e o número de estudantes. O Programa incentiva a prática esportiva nas escolas, democratiza o acesso ao esporte, desenvolve e difunde valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes da educação básica, além de estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos. Em 2014, estudantes com idades entre 12 e 17 anos irão participar dos jogos em três modalidades olímpicas (atletismo, vôlei e judô) e oito paraolímpicas (atletismo, futebol, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado). As competições acontecerão em etapas escolares, municipais, regionais, estaduais e, por fim, a culminância nacional, organizada pelo COB e pelo CPB. Cada escola participante receberá do MEC uma verba fixa de R$ 1 mil e mais R$ 3,00 por aluno inscrito. A expectativa é que 5.564 municípios e 40 mil escolas participem desta edição do Programa. 

"Em 2014, a Bahia foi o Estado com o maior número de adesões ao Atleta na Escola, com 381 municípios participantes. O segundo estado não chegou a 200 municípios. Isso é resultado da estrutura de fomento ao esporte que vem se consolidando na Bahia", frisou o coordenador do Programa Atleta na Escola, na Secretaria da Educação do Estado da Bahia, José Fernandes Maciel Lima. 

Jogos Escolares 
Dentro da perspectiva do estímulo à prática esportiva, a Secretaria da Educação do Estado realiza, anualmente, os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), com a participação de estudantes de escolas públicas municipais e estaduais de quase todos os municípios baianos. 

A proposta do Jerp estabelece nexos com os princípios do movimento Todos pela Escola ao valorizar a corporalidade, o lúdico e os esportes na formação humana como componente de uma educação com qualidade. 

Primeira colocada na prova de atletismo dos 1000 metros rasos, no Jerp, em 2013, a estudante do 9º ano do ensino fundamental no Colégio Estadual Liberdade, em Itaberaba, Gissele Machado, 13 anos, é um exemplo de como o esporte muda a rotina do aluno na escola. 

"Antes, eu só brincava, mas, quando o professor me disse que tinha capacidade para competir, tudo mudou. Me senti mais importante, e comecei a pensar que posso competir profissionalmente e até participar de uma olimpíada. Agora eu quero continuar competindo até quando eu não puder mais correr", revelou a estudante. 

Durante o Jerp, que é utilizado como seletiva para a culminância nacional do Programa Atleta na Escola, os estudantes participam das modalidades basquetebol, futsal, futebol de campo, handebol, voleibol, atletismo, xadrez, ginástica rítmica, capoeira e judô. Para a edição 2014 dos jogos, a mobilização já começou, e as etapas escolares estão programadas para acontecer entre os dias 5 de maio e 10 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário