> TABOCAS NOTICIAS : Cientistas produzem sangue artificial em laboratório: transfusões

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Cientistas produzem sangue artificial em laboratório: transfusões

Uma pesquisa sobre células-tronco, feita no Reino Unido, conseguiu produzir glóbulos vermelhos adequados às transfusões de sangue entre humanos.
Os especialistas acreditam que a descoberta abre portas para a produção de sangue industrial em laboratório, o que pode mudar a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.
O anúncio foi feito por Marc Turner, líder da investigação e docente na Universidade de Edinburgo..
"Há mais equipes com investigações do gênero em mãos, mas esta é a primeira vez que alguém consegue fabricar sangue com a qualidade e padrões de segurança apropriados para transfusões de sangue em humanos", disse ao The Telegraph. 
No experimento o especialista usou células-tronco pluripotentes induzidas (iPS).
Elas foram retiradas do corpo humano e alteradas para um estado embrionário.
Em seguida foram inseridas em ambientes com condições bioquímicas idênticas ao organismo humano, induzindo as células iPS numa transformação em glóbulos vermelhos do tipo sanguíneo O.
O responsável acredita ter dado mais um passo em direção à produção industrial de sangue artificial em laboratório, livre de qualquer anomalia e compatível com todos os pacientes. 
As previsões apontam para o final de 2016, ou início de 2017, a conclusão dos ensaios clínicos com as novas células, produzidas artificialmente.
Elas serão testadas em três pacientes com talassemia, uma doença do sangue que requer transfusões frequentes.  Com informações do Boas Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário