> TABOCAS NOTICIAS : AM: Em Humaitá, Rio Madeira atinge cota histórica e deixa 18 mil desabrigados

terça-feira, 1 de abril de 2014

AM: Em Humaitá, Rio Madeira atinge cota histórica e deixa 18 mil desabrigados

Girlene Medeiros/Do G1 AM
Cheia do Rio Madeira atinge 35% Humaitá (Foto:Divulgação/Defesa Civil )

A cota do Rio Madeira - que banha o município de Humaitá, a 590 km de Manaus -, é a maior já registrada. O nível das águas atingiu 25,44 metros, dois metros acima da cota máxima registrada em 1997. Segundo dados da prefeitura, 35% do território municipal está submerso e há 18 mil desabrigados só em Humaitá. A cidade está isolada desde fevereiro. De acordo com informações da Defesa Civil, o número de pessoas afetadas pela cheia dos rios chega a 56.737 em todo o Amazonas.

Dos 13 bairros de Humaitá, oito estão debaixo d'água e isolados. Os moradores precisam utilizar canoas para transitar nas ruas. As duas orlas e toda a área frontal da cidade também estão submersas. A força das águas atingiu pontos turísticos locais como o mercado municipal e o porto. A rodovia transamazônica, até o km 30, e uma parte da BR-319 também estão submersas.

O prefeito de Humaitá, José Cidenei Nascimento, disse que os desabrigados estão sendo encaminhados para 30 abrigos construídos pelo poder municipal e devem permanecer no local até a descida do nível das águas. "Muitos estão em casas de parentes também. Estão levando colchões, alimentos, redes e vestimentas juntamente com a Defesa Civil", disse Cidenei.

Apoio
No último dia 12, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi autorizado a antecipar o pagamento de benefícios à população de Humaitá. A cidade decretou situação de calamidade pública no começo do mês devido às inundações. No início do mês, 14.490 pessoas ficaram desabrigadas e 90% das unidades de ensino estão com as atividades suspensas, resultando em 15 mil alunos sem aula na zona urbana e outras 89 na Zona Rural.

O Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec), realizou no sábado (29) a entrega de 3.955 cheques, do programa Amazonas Solidário para famílias de Humaitá, que estão sendo afetadas pela cheia do rio Madeira. Centenas de famílias da zona rural e da zona urbana receberam o beneficio no valor de R$300 reais, para ajudar amenizar os prejuízos causados pela enchente.
Ruas da cidade estão alagadas (Foto: Defesa Civl do Amazonas/Divulgação)
Nota TN: Agora é a hora de quem ajudou os mensaleiros chegarem juntos e fazer as doações para nossos irmãos do Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário