> TABOCAS NOTICIAS : Agência de risco rebaixa nota de mais 9 bancos brasileiros

terça-feira, 15 de abril de 2014

Agência de risco rebaixa nota de mais 9 bancos brasileiros

Do G1
A agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixou, na noite de segunda-feira (14), a nota de crédito de mais nove bancos brasileiros. No mês passado, a agência já havia reduzido a classificação de outras 13 instituições financeiras, incluindo grandes bancos estatais e privados, seguradoras e o BNDES.

Oito dos bancos rebaixados nesta segunda haviam sido colocados sob observação com implicações negativas e foram removidos da lista. Outros cinco bancos tiveram seus ratings reafirmados.A lista dos bancos com notas rebaixadas nesta segunda é de instituições de porte médio: Banco ABC Brasil; BTG Pactual; Banco Fibra, Banco Indusval, Banco Intermedium, Banco Mercantil do Brasil, Banco Pan, Banco de Brasília (BRB) e Paraná Banco.

O rebaixamento das notas das instituições segue o corte no rating do Brasil, ocorrido em março No último dia 24, a agência americana baixou a classificação do país de "BBB" para "BBB-", a faixa mais baixa da categoria "grau de investimento".

Segundo a Standard & Poor's, a forte expansão do crédito em meio ao crescimento econômico menos favorável, o maior apetite por risco principalmente dos bancos públicos, e as distorções de mercado conforme visto na deterioração da rentabilidade têm enfraquecido a qualidade de crédito em geral do sistema financeiro brasileiro.

"Consideramos que esses bancos enfrentam agora condições operacionais mais apertadas, as quais acreditamos enfraqueceram seus perfis financeiros, sobretudo em termos de qualidade dos ativos e capital e rentabilidade. Esses efeitos combinados nos levaram a rebaixar os ratings de nove bancos", diz a agência em nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário