> TABOCAS NOTICIAS : ACRE: Isolada e com um dos piores IDH do Brasil, a cidade de Jordão ainda conserva costumes que colocam em risco a saúde de seus moradores

quinta-feira, 3 de abril de 2014

ACRE: Isolada e com um dos piores IDH do Brasil, a cidade de Jordão ainda conserva costumes que colocam em risco a saúde de seus moradores

Jordão, na mesorregião do Juruá, fronteira com o Peru, no Acre, ficou conhecida recentemente por ser o município com um dos piores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país. Em uma escala de 0 a 1, a nota obtida pela cidade foi de 0,469, o que faz com que figure na faixa de áreas com pouco desenvolvimento humano.

O município segundo pior em qualidade de vida do estado não consegue esconder sua pobreza. 1.589 famílias dependem da transferência do governo federal através do Bolsa Família e Brasil Carinhoso para sobreviver. Quase a metade da população de 6.557 habitantes é analfabeta. A cidade convive com problemas em todas as áreas e enfrenta uma realidade em que falta quase de tudo, principalmente saúde, educação e saneamento.

O consumo de carne bovina sem fiscalização sanitária não é “privilégio” da população rural. Ele também acontece na cidade. Alguns costumes são conservados mesmo colocando em risco a saúde da população. Os três açougues existentes na cidade comercializam carne sem procedência. Para piorar ainda mais a situação, com as péssimas condições do ramal da Integração – por onde são escoados 80% da carne bovina – o transporte do produto passou a ser feito em carroças de boi e no lombo de diaristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário