> TABOCAS NOTICIAS : Cerca de 60% das cidades da PB podem ter epidemia de dengue

domingo, 30 de março de 2014

Cerca de 60% das cidades da PB podem ter epidemia de dengue

As chuvas que caíram nos últimos dias no Sertão paraibano podem provocar uma epidemia de dengue em 17 dos 24 municípios atendidos pela 6º Gerência de Saúde da Paraíba. De acordo com o levantamento da Secretaria de Saúde do Estado, cerca de 60% dos municípios paraibanos correm o risco de ter epidemia da doença este ano.

Em entrevista ao Programa Balanço Geral, da 98 FM, o chefe do Núcleo de Fatores Biológicos do Estado, Antônio Neto, atribuiu esse risco à negligência da população quanto aos meios básicos de prevenção da doença. Ele destacou que 90% dos focos de dengue foram encontrados em tonéis, tanques e cisternas de residências paraibanas.

Os técnicos da 6º Gerência e membros da Vigilância Ambiental se reuniram com o gerente Leudo Farias para fazer uma avaliação sobre o risco. Eles elaboram um cronograma de visitas e devem se reunir com gestores municipais, vereadores, coordenadores de saúde, diretores de escolas e lideranças religiosas para montar um plano estratégico e combater a praga.

“Muitas águas estão acumuladas e precisam ser monitoradas. É importante chamar, não apenas as entidades ligadas à saúde, mas a população em geral para enfrentar essa preocupante situação”, comentou Leudo.

Em janeiro, os municípios apresentaram ao Governo Federal os planos de trabalho para o controle da dengue e receberam as verbas, porém algumas delas não foram executadas.

O Ministério da Saúde consideram preocupante quando o Índice de Infestação Predial (IPI) ultrapassa 4, atualmente, Santa Luzia está com o índice de 20,5. http://www.uirauna.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário