> TABOCAS NOTICIAS : Ex-papa Bento 16 nega ter sido forçado a renunciar

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Ex-papa Bento 16 nega ter sido forçado a renunciar

Em um raro rompimento do silêncio desde que deixou o comando da Igreja Católica há quase um ano, o ex-papa Bento 16 qualificou de "absurda" as especulações de que teria sido obrigado a abdicar.

A lei eclesiástica diz que a renúncia pontifícia só é válida se o papa tomar a decisão com plena liberdade e isento de pressões alheias. 

"Não há absolutamente nenhuma dúvida da validade da minha renúncia do ministério petrino (de Pedro)", disse o papa emérito, de 86 anos, em carta publicada nesta quarta-feira pelo site italiano Vatican Insider. 

"A única condição para a validade da minha renúncia é a completa liberdade da minha decisão. Especulações a respeito da sua validade são simplesmente absurdas", escreveu ele em resposta a um pedido do site para que comentasse as recentes especulações na imprensa italiana. 

Bento 16 anunciou sua renúncia em 11 de fevereiro de 2013 e a efetivou em 28 de fevereiro, tornando-se o primeiro pontífice em 600 anos a deixar o cargo em vida. Na época, ele disse que estava renunciando por não ter mais força física e espiritual para comandar uma Igreja com 1,2 bilhão de seguidores. 

Neste mês, por ocasião do primeiro aniversário do anúncio da renúncia, o jornal italiano Libero publicou uma longa reportagem reavivando as especulações de que Bento 16 pode ter sido forçado a renunciar por causa dos escândalos no Vaticano. 

Em 2012, o mordomo dele foi preso por divulgar documentos delicados, apontando corrupção entre prelados e irregularidades nas finanças da Santa Sé. 

A imprensa italiana informou na época que o vazamento havia sido promovido por um grupo de prelados que desejava desacreditar Bento 16 e forçá-lo a renunciar. O Vaticano sempre negou isso. 

O ex-pontífice alemão vive praticamente recluso dentro de um antigo convento no Vaticano. O Libero insinuou que Bento 16 optou por continuar se vestindo de branco porque ainda se sente papa. 

A respeito disso, o papa emérito respondeu: "Continuo a vestir batina branca e mantive o nome Bento por razões puramente práticas. No momento da minha renúncia, não havia outras roupas disponíveis. Seja como for, uso a batina branca de forma visivelmente diferente daquela como o papa (Francisco) a veste. Esse é mais um caso de especulação completamente infundada."  Via:Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário