> TABOCAS NOTICIAS : Vítima de estupro e jornalistas são condenados na Somália por divulgação do crime

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Vítima de estupro e jornalistas são condenados na Somália por divulgação do crime

AFP - Agence France-Presse

Janela da cela de uma prisão, na república de Somaliland. Foto: Tony Karumba/AFP Photo

Um tribunal da Somália condenou nesta segunda-feira a seis meses de prisão, com suspensão condicional da pena, uma mulher vítima de suposto estupro, assim como dois jornalistas que informaram o crime, a penas de prisão.

A vítima de 19 anos, também jornalista, acusou em novembro colegas de trabalho pelo estupro e foi condenada por "calúnias", anunciou o juiz Hashi Elmi Nur. 

Mohamed Bashir, que a entrevistou, foi condenado a seis meses de prisão, também por "calúnias", enquanto o diretor da rádio independente Radio-Shabelle, que divulgou a entrevista, a um ano de prisão por "ofensas às instituições do Estado".

"Fadumo Abdukadir Hasan, que mentiu a respeito das acusações de estupro, foi condenada a seis meses com suspensão da pena", afirmou o magistrado, a respeito da vítima do suposto estupro.

Os condenados têm a possibilidade de evitar a prisão caso paguem a multe de um euro, aproximadamente, por cada dia de prisão, segundo o tribunal.

O estupro é um tema tabu na Somália e a divulgação de informações sobre o fenômeno é um assunto extremamente sensível no país. Este novo caso é o mais recente de uma série de detenções e condenações a vítimas de estupro e jornalistas pela divulgação dos crimes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário