> TABOCAS NOTICIAS : Na Holanda, alcoólatras são pagos com cerveja

domingo, 8 de dezembro de 2013

Na Holanda, alcoólatras são pagos com cerveja

Shutterstock
Atualmente o governo holandês financia um programa destinado a fazer alcoólatras abandonarem as ruas e se reestabelecerem. Para limpar a cidade e selecionar o lixo, eles recebem cervejas e cigarros como pagamento.

"Eu não tenho orgulho de ser alcoólatra, mas tenho orgulho de ter um emprego novamente", afirma o gari Fred Schiphorst, de 60 anos, que deixou de trabalhar na construção civil devido a uma lesão nas costas.

Quem primeiro iniciou projetos nesta linha foi o Canadá. Na Holanda, a Fundação Arco-Íris criou o programa no ano passado; ele foi acatado por três distritos de Amsterdam e, em um quarto, o assunto está em pauta.

Para poupar o governo de receber críticas por subsidiar o consumo de bebida alcoólica, A Fundação Arco-Íris, cujo financiamento vem 80% do Estado, paga a cerveja com fundos próprios. "Para o governo, é difícil dizer que compra cerveja para um determinado grupo de pessoas, porque as outras pessoas vão falar: 'eu gostaria de alguma cerveja, também'", explica Hans Wijnands, diretor da fundação.

Há uma lista extensa de alcoólatras crônicos interessados em entrar para as equipes de limpeza da organização. Cada integrante recebe almoço e dez euros (cerca de trinta reais) por dia, somados a meio pacote de tabaco de enrolar e em torno de cinco de cerveja.

Fátima Elatik, prefeita do distrito leste de Amsterdam, defende com entusiasmo o projeto, mesmo que pessoalmente desaprove o álcool. "É melhor dar-lhes algo para fazer e restringir seu consumo de álcool para uma quantidade limitada de cerveja do que deixá-los sem emprego e consumindo destilados baratos", declara.

Em contraposição, os membros conservadores da Câmara de Amsterdam consideram o que chamaram de "projeto de cerveja" um gasto desnecessário e uma extensão indevida da cultura de tolerância responsável por fazer a cidade virar o principal destino de usuários de maconha. Com informações do NYTimes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário