> TABOCAS NOTICIAS : ILHÉUS-BA:Governo Federal desiste do Terminal Público do Porto Sul

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

ILHÉUS-BA:Governo Federal desiste do Terminal Público do Porto Sul

O governo federal desistiu do seu projeto de construir um novo porto público na Bahia, o Porto Sul ( Ilhéus), informou nesta sexta-feira (27) a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP). No lugar, será concedida autorização para que uma empresa construa um terminal privado na mesma região.

A construção do Porto Sul foi anunciada em dezembro de 2012, dentro do pacote que previa investimentos de R$ 54 bilhões para o setor portuário até 2017. Na época, a previsão do governo era que as obras do terminal custariam cerca de R$ 1 bilhão.

Sobre o Porto Sul, a Secretaria de Portos informou ainda que a autorização para a sua construção como porto privado deve sair já em janeiro. A Secretaria não soube dizer qual empresa será responsável pelo investimento.

A Secretaria disse ainda que está indefinido o destino dos portos de Ilhéus ( Malhado), na Bahia, e de Imbituba, em Santa Catarina. Esses portos já existem, mas, segundo o programa de dezembro de 2012, iriam novamente a leilão para escolha de novos concessionários.

A pergunta que não quer calar: se o terminal público não será construído, qual o interesse em levar a ferrovia pública (FIOL) a um porto privado ?

Infelizmente, ficaé demonstrado que o Porto Sul vai fazendo água, e que será difícil tornar concreto o complexo intermodal Porto Sul, com a desistência do governo.

A situação para a região cacaueira é de extrema preocupação e vigilância, já que os investimentos anunciados pelos governos estadual e federal, não serão tão grandes, como divulgados no início dos devaneios petistas . Blog Agravo

Nenhum comentário:

Postar um comentário