> TABOCAS NOTICIAS : Idoso mora em frente a unidade de saúde mas não recebe atendimento

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Idoso mora em frente a unidade de saúde mas não recebe atendimento

O aposentado Lucas Sobrinho, de 60 anos, foi vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele também ficou com a parte direita do corpo paralisada depois que passou por um cirurgia. O idoso mora em frente a um posto de saúde, da quadra 307 Norte, em Palmas. As duas equipes de saúde da família deveriam prestar atendimento em domicílio a pacientes com dificuldades de locomoção. Mas o idoso diz que não recebe a visita dos profissionais.

Sobrinho precisa de fisioterapia e para ir ao posto de saúde depende da ajuda de parentes e amigos. "Peço ajuda a pessoas que me conhecem aí eles me levam e me buscam, é assim", lamenta ele.

Sobrinho e outros usuários da rede pública de saúde do município se queixam também da falta de medicamentos em unidades de saúde de Palmas. "Está faltando a luva, o esparadrapo, gases, compressor que há dias está quebrado e até hoje eles não tomaram providências", disse o presidente da Associação de Moradores da 307 Norte Valmir Evangelista.

Na região sul de Palmas os moradores também reclamam da falta de medicamentos na unidade de saúde. O posto da 1.103 Sul atende mais de 7.700 moradores de sete quadras e três condomínios da região. São duas equipes de saúde da família. Uma delas está sem médico. 

Há 15 dias o lavrador Edgar Souza Santos sofreu um corte no tornozelo. Ele é diabético e precisa de cuidados especiais para o ferimento não se agravar e comprometer a perna. Procurou o posto de saúde da quadra e recebeu um curativo, mas ele se queixa que faltou um medicamento para colocar no ferimento. "Eles disseram que não tinha pomada e aí passaram um remédio para eu comprar".

Apesar da reclamação dos usuários da rede pública, os funcionários da unidade de saúde da 1.103 Sul disseram que lá não falta nenhum remédio. A Secretaria de Saúde do Tocantins disse que o compressor do consultório odontológico da 307 Norte já foi consertado e informou que as luvas foram compradas, mas só devem ser entregues nos próximos dias. Sobre a falta de médico em uma das equipes da 1.103 Sul a secretaria disse que está providenciando a contratação do profissional.Foto: Reprodução/TV Anhanguera*Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário