> TABOCAS NOTICIAS : Enfermeiro fotografa escorpião dentro de UTI do maior hospital do RN

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Enfermeiro fotografa escorpião dentro de UTI do maior hospital do RN

Um escorpião foi encontrado por servidores e pacientes da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Cardiológica do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal– a maior unidade pública do Rio Grande do Norte. O animal apareceu na manhã de domingo (8) entre o fim de um plantão e o início de outro. De acordo com o enfermeiro Manoel Egídio, que fez foto do animal, o bicho foi capturado e não feriu ninguém.

“Eu estava saindo do plantão e fui à UTI para falar com uma colega. Quando eu estava lá, a gente viu o escorpião. Pegamos um vidro e o capturamos”, disse o enfermeiro. “Como eu estava saindo do plantão, pedi para avisarem à direção que fosse tomada alguma providência”, acrescentou Manoel.

Por meio da assessoria de imprensa, o setor de higienização do hospital confirmou que dois escorpiões foram achados dentro da UTI. No entanto, os animais estavam na área de alimentação dos funcionários, que fica afastada dos pacientes. Ainda de acordo com o hospital, a ultima dedetização de controle aconteceu em outubro e tem validade de três meses.

O hospital acredita que os escorpiões tenham aparecido por causa de farelos de comida. “Eles se alimentam, por exemplo, de baratas, que são atraídas pelos restos de comida”, informou a assessoria.

Casos
Mais de 1.600 acidentes com escorpiões foram registrados no Rio Grande do Norte em 2013, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde divulgados em novembro. De acordo com Amauri Brito, técnico responsável pelo monitoramento dos animais peçonhentos, a maior parte dos acidentes registrados com esse tipo de animal no estado acontece com a espécie Tityus stigmurus, conhecida como o escorpião amarelo do Nordeste.

Ele é pouco agressivo e tem hábitos noturnos, com grande resistência a condições ambientais. Também gosta de se esconder em entulhos, cercas, pedras e cupinzeiros. Fonte:G1/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário