> TABOCAS NOTICIAS : DIA DO RESERVISTA - 16 DE DEZEMBRO

domingo, 15 de dezembro de 2013

DIA DO RESERVISTA - 16 DE DEZEMBRO

Anualmente nos meses de novembro e dezembro, as Organizações Militares realizam a divulgação do Exercício de Apresentação por meio de cartazes,campanha em televisão, rádio e jornal.
O Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR), realizado anualmente no período de 9 a 16 de dezembro, tem como principais finalidades: praticar o mecanismo de convocação, avaliar a eficiência do Sistema de Mobilização, atualizar dados, cultivar o espírito cívico dos integrantes da reserva e consolidar
os laços de solidariedade e camaradagem entre o pessoal da ativa e da reserva. Participam do exercício os militares que foram licenciados ou passaram para a reserva nos últimos cinco anos, convocados por Carta de Chamada ou Notificação Individual.

Como fazer a apresentação no EXAR 

Pessoalmente: somente no período de 9 a 16 de dezembro (de segunda a sexta).
Pela Internet: 01 de dezembro a 31 de janeiro do ano seguinte acessando o EXARNET (www.exarnet.eb.mil.br). 

Classes de Reservistas aptos a realizar o Exarnet:

-Oficiais e praças de carreira transferidos para a Reserva Remunerada;
-Oficiais demitidos do serviço ativo sem perda do posto e patente;
-Oficiais e praças Temporários licenciados, portadores de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) classificados em "Situação Especial";
-Reservistas de 1ª e 2ª Categorias, licenciados a partir de dezembro de 2005 até 30 de novembro de 2009; e Aspirantes-a-oficial R/2 concludentes de CPOR/NPOR licenciados a partir de dezembro de 2005 até 30 de novembro de 2009.

-Caso o cidadão não faça a apresentação regular dentro do período do EXAR, esta poderá ser feita a qualquer época do ano num quartel das Forças Armadas, bastando estar de posse do seu documento de situação militar. Nestes casos de apresentação após o normal, será cobrada uma multa prevista em lei.

Apresentação pela Internet
Hoje já é possível a apresentação do Reservista via Internet EXAR.Net) para o pessoal da reserva (RM1 e RM2), sendo oferecido mais uma opção para o Exercício de Apresentação da Reserva. O militar/reservista entrará com o NIP/RA e fará as alterações necessárias no sistema. Após a finalização, o sistema emitirá um número de controle, que será o comprovante da atualização. 

Para os casos em que o reservista necessitar do visto no verso do certificado, basta que este compareça ao DN, portando a cópia do número de controle emitido pelo sistema, acerte os valores das multas, se existirem, e tenha seu documento carimbado. Cabe ressaltar que o sistema ficará disponível para o pessoal da reserva ao longo de todo o ano.

O Dia do Reservista
Através do Decreto Lei nº 1.908, em 26 de dezembro de 1939 o então Presidente da República Getúlio Vargas, resolveu instituir o “Dia do Reservista”, por considerar que era conveniente reavivar nos Reservistas, a lembrança da época em que serviram à Pátria no Exército ou na Armada, que a perfeita estrutura das Forças Armadas se fundamenta no Serviço Militar Obrigatório, ferrenhamente defendido pelo cidadão Olavo Bilac e que se ressalta a cooperação civil necessária ao engrandecimento das Forças Armadas.

Esse dia é comemorado anualmente em 16 de dezembro, data do nascimento do poeta e grande patriota Olavo Bilac, inspirador da Lei do Serviço Militar, que nos anos de 1915 e 1916, em notável campanha por todo País, pregou a necessidade do Serviço Militar como gesto de amor a Pátria, mostrando o Quartel como escola de civismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário