> TABOCAS NOTICIAS : 'Dentistas' ilegais atendem clientes nas ruas do Paquistão

domingo, 29 de dezembro de 2013

'Dentistas' ilegais atendem clientes nas ruas do Paquistão

BC News em Islamabad
Serviços odontológicos são oferecidos ilegalmente nas ruas de Islamabad.
Mais de 13 mil autônomos sem formação – que atuam ilegalmente oferecendo serviços odontológicos – estão atendendo clientes em consultórios improvisados nas ruas do Paquistão. O serviço é usado por pessoas que não têm acesso à saúde do país.
Estatísticas recentes apontam que 78% da população não tem acesso a atendimento básico de saúde.
No chão, ao seu lado, está um cobertor sujo, com uma broca enferrujada, garrafas com líquidos turvos e vários dentes. Noorudin trabalha aqui há 20 anos, oferecendo soluções rápidas para problemas odontológicos.Um dos informais que conversou com a BBC é Nooruddin, em Islamabad. Ele atende pessoas em uma ponte que passa por cima de um velho e sujo trilho de trem.
Ele não possui qualquer tipo de qualificação profissional, mas seus clientes não reclamam.
O Paquistão não possui um sistema público de saúde abrangente, o que faz com que a população precise arcar com seus próprios custos no setor.
Menos de 1% do PIB do país é gasto em saúde – equivalente a menos de 4% do orçamento do governo.

Desigualdade
Equipamentos e próteses ficam expostos em superfícies sujas no meio da rua
A Associação Paquistanesa de Dentistas afirma que esse tipo de atividade é muito comum nas ruas e becos das cidades do país.
As autoridades já tentaram realizar diversas operações de combate à atividade clandestina. Mas existe grande demanda pelo serviço, sobretudo em vizinhanças pobres e favelas.
"Se você é rico e chique, vá a um dentista formado no exterior. Eu sou o médico dos pobres, e eu sou tudo que eles têm", doz Nooruddin.
A desigualdade entre ricos e pobres – cada vez maior no Paquistão – fica evidente com uma visita ao consultório de última geração do dentista Anees-ur-Rehman, também em Islamabad.
A sala de espera – decorada com arte moderna – está lotada de pacientes, vários vestidos com marcas de grife. Em um país onde mais de um terço da população vive abaixo da linha da pobreza, o polimento de dentes custa US$ 200. LEIA TUDO AQUI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário