> TABOCAS NOTICIAS : Cães entendem mais os sinais humanos a cada geração, diz estudo

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Cães entendem mais os sinais humanos a cada geração, diz estudo

Dizem que as crianças estão nascendo cada vez mais inteligentes, mas não são apenas elas. Os cachorros também.
Um estudo da Universidade de Abertay, no Reino Unido, acaba de descobrir que a capacidade dos cães de interpretar o comportamento do ser humano está aumentando de geração para geração.
A pesquisa mostra ainda que esta capacidade é genética e instintiva e não depende do treino. 

De acordo com o estudo, publicado no jornal Animal Cognition, a capacidade resulta da reprodução e da seleção genética, por isso tem tendência para ficar mais avançada ao longo do tempo.
A pesquisa
Os cientistas observaram como 24 cães, com muito treino e outros inexperientes, reagiam aos gestos das pessoas, como por exemplo, apontar para um local para o cão se mover.
"Descobrimos que os níveis de formação não fazem nenhuma diferença - não importa o quão bem treinados eram, não fez a sua capacidade de captar sinais melhor ou pior”, disse Clare Cunningham, responsável pelo estudo.
"O que fez a diferença foi se eles estavam familiarizados com o ser humano que estava dando os sinais”, acrescentou.
"Os cães têm tendência a prestar mais atenção aos seres humanos que conhecem”, o que pode significar que “podem interpretar o comportamento humano, com mais eficiência, à medida que a familiaridade cresce."
No seu estudo, Clare Cunningham, mostra que “os cães foram selecionados através do processo de domesticação, para aceitar os seres humanos como seus parceiros sociais e, como tal, são muito bons para compreender o seu comportamento”
"Se estas habilidades podem ser passadas de uma geração para a seguinte, então, ao longo do tempo, vamos ver que estes animais se tornam cada vez melhores para interpretar o comportamento humano", concluiu. Com informações do Boas Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário