> TABOCAS NOTICIAS : Aplicativo para pedir carona já tem data para chegar ao Brasil

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Aplicativo para pedir carona já tem data para chegar ao Brasil

O número cada vez maior de veículos vem deixando o trânsito caótico especialmente nas grandes cidades. Por outro lado, o transporte público não supre as necessidades da população, além de ser precário e deficiente, o que acaba fazendo com que as pessoas optem pelos carros. Uma possível solução poderiam ser as caronas. Assim, ao invés de quatro pessoas colocarem quatro carros nas ruas, elas se uniriam em um único veículo. 

Muitas vezes há pessoas que são vizinhas, trabalham em locais próximos uma da outras, mas não sabem disso. As caronas podem ser opções mais baratas também para quem deseja viajar com mais comodidade.

Para resolver esses casos, a tecnologia pode se tornar uma aliada. Um aplicativo chamado Zasnu (algo como "partiu" em hebraico) para iOS e Android será lançado no Brasil dentro de dois meses. A ideia é que esteja em funcionamento antes do Carnaval. O nome foi escolhido para dar um caráter internacional ao aplicativo, já que a ideia é exportá-lo para outros países.

A princípio ele funcionará em São Paulo e no Rio de Janeiro. Depois, a cada mês haverá uma atualização expandindo para duas cidades que serão sedes da Copa do Mundo de 2014 até chegar a todas as dez.

O Zasnu funcionará da seguinte forma: o interessado em conseguir uma carona irá informar o ponto de destino e os motoristas cadastrados poderão ver e apanhá-lo se estiverem por perto. Ao baixar o aplicativo, o usuário escolhe se será motorista ou passageiro.

O sistema, que será integrado ao Facebook, irá mostrar também as preferências musicais e culturais de cada um, promovendo uma integração entre motorista e passageiros. A ideia inicial é tentar encaixar quem tem interesses similares ou amigos em comum, transformando numa experiência prazerosa.

Para garantir a segurança de ambos, todos os dados pessoais serão pedidos na hora do cadastro. Haverá, também, um sistema de avaliação de um para o outro.

A carona, no entanto, não será gratuita. Os motoristas serão remunerados por meio de doações feitas pelos passageiros através do próprio aplicativo. Não é uma cobrança, mas uma forma de monetizar o serviço.

Mesmo antes do lançamento o Zasnu já é um sucesso. Quase mil motoristas de 36 cidades - algumas onde o aplicativo nem irá operar - já se cadastraram para oferecerem carona.

Pedir caronas pelo celular já é uma realidade em países como os Estados Unidos, onde a sensação é o aplicativo Lyft. (PBK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário