> TABOCAS NOTICIAS : Aluno com surdez conclui mestrado em faculdade no ES

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Aluno com surdez conclui mestrado em faculdade no ES

Yara Aquino *Da Agência Brasil, em Brasília
Uma tese de mestrado defendida na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Analisa a dificuldade dos Estudantes surdos de seguirem nn Estudos apos concluir o ensino médio. Mas o autor da tese, Ademar Miller E surdo e provou Opaco E Possível avançar.Apos concluir o mestrado elemento planeja Fazer doutorado.

Ademar cursou pedagogia na UFES e FOI O Primeiro Aluno surdo a obter o Título de Mestre na Instituição. Em entrevista POR Skype, com Uma Participação de hum Interprete de libras, Ademar contou Que hum dos Desafios enfrentados AO Longo fazer mestrado FOI compreender alguns Conceitos teóricos. "Senti dificuldades com sistema operacional Conceitos Encontrados ali, com questões como Filosóficas, o MAS COM O Tempo FUI Conhecimentos ampliando OS", Disse.

Conheça Histórias de Sucesso na Educação
Amanda Amaral Lopes se tornou uma Primeira Estudante com síndrome de Down a se Formar sem ensino superiorna Bahia. Moradora de Vitória da Conquista (a 509 km de Salvador), no Sudoeste baiano, um Jovem de 24 ANOS recebeu diploma de licenciatura O Biológicas los Ciências, Pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, ao Lado de maïs 15 Estudantes. "Acho Que sou uma grande Vitoriosa POR ter chegado ATÉ Aqui. Ágora, pretendo FAZER UMA Pós-Graduação em" libras, planeja, referindo-se à Especialização Opaco preparação Profissionais de para atuarem com Deficientes Auditivos Leia Mais Reprodução / A Tarde

Ele. Conta Que Teve UMA Orientadora com QUEM se comunicava POR Meio da Linguagem de libras e outra Opaco sabiá uma Língua dos Sinais e acompanhava como orientações."OUTROS Professores that also estavam cursando mestrado na Época e sabiam a Língua dos Sinais debatiam o Texto Comigo, o Projeto, Textos de sistema operacional, e fazíamos hum Trabalho Conjunto na compreensão dos Textos e na Produção da dissertação", relata.

Para orientar o Estudante, a Instituição ea Equipe precisaram se adaptar. A Orientadora professora, Ivone Martins de Oliveira, Conta Que da aceitou O Desafio MESMO NAO sabendo de Linguagem de libras. "Ademar FOI Nosso Aluno não Curso de pedagogia e avaliamos Que Seria Interessante INVESTIR. Desse Desafio Veio hum grande Aprendizado parágrafo MIM e de para o Programa de Pós-graduação", Disse um Orientadora fazer Programa de Pós-Graduação em Educação Que trabalhou los Conjunto com Profissionais COM Conhecimentos de libras.

A Orientadora Conta Que a Barreira da Língua exigiu hum Acompanhamento Mais intenso do Trabalho de Miller. "No Caso do Estudante surdo, a Relação com a Leitura e Escrita in english acabam Sendo hum Desafio parágrafo elementos also", peso explicativo. Ela acrescenta Opaco O Papel dos Intérpretes FOI Durante fundamentais TODO O Processo e Professores de OUTRAS áreas da universidade also colaboraram com o Processo.

Com o Título de Mestre, Ademar Miller Conta that was grande o Desgaste ATÉ chegar a Defesa da dissertação, não Último Mês de julho, e elemento pretende descansar hum PERÍODO parágrafo Partir de para o mestrado. O Tema da tese de Miller FOI A Inclusão fazer Aluno Surdo não Ensino Médio.

No dia (3) celebrado o Dia Internacional de Liberdade de Informação das PESSOAS com Deficiência. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam that existem no Brasil Approximate 45 Milhões de PESSOAS com alguma Deficiência, o Opaco representação 23,91% da População.

Nenhum comentário:

Postar um comentário