> TABOCAS NOTICIAS : 19 de Dezembro – Dia das APAEs

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

19 de Dezembro – Dia das APAEs

A APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – é uma instituição que tem como princípio a promoção da pessoa com deficiência, promovendo sua qualidade de vida e buscando condições para que exerçam seus direitos de cidadania.

A Associação foi criada em 1954, com o incentivo de Berenice Bemise. A americana tinha uma filha portadora da Síndrome de Down, e ao tomar conhecimento que no Brasil não havia instituições que se dedicassem a esse tipo de deficiência, uniu-se a outros pais e, no dia 19 de dezembro do mesmo ano, fundou a primeira APAE no país. Daí a origem do Dia das APAEs.

A entidade que não tem fins lucrativos, logo foi se multiplicando. Em 1962, surge a Federação Nacional das Apaes, que tem hoje sede em Brasília (DF). Atualmente, o Movimento Apaeano, como é conhecido, representa a maior organização social de caráter filantrópico do país na sua área de atuação. São mais de 1.800 unidades favorecendo 230 mil pessoas portadoras de deficiências nas áreas de educação especial, habilitação e reabilitação, saúde, formação profissional e prevenção. Fonte: Portoweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário