> TABOCAS NOTICIAS : 18 de Dezembro – Dia do Museólogo

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

18 de Dezembro – Dia do Museólogo

O Dia do Museólogo é comemorado no dia 18 de dezembro, data instituída por um decreto no ano de 2004. Museólogo é o profissional que trabalha com a ciência da museologia, que é a área do conhecimento dedicada à administração, manutenção, organização e acondicionamento das peças em museus e exposições. Seu trabalho é pesquisar, identificar, organizar, conservar e classificar peças de valor histórico e cultural. Esse profissional trabalha no planejamento e organização das exposições, é responsável por organizar intercâmbios de peças e acervos e parcerias com outras instituições e organizações internacionais culturais, sempre visando atrair a maior quantidade de visitantes.

Para ser um museólogo é necessário diploma de curso superior em Museologia, que tem a duração mínima de quatro anos. O curso ainda é novo no Brasil, e a maioria da grade curricular é composta de matérias de temas gerais, como história geral e do Brasil, história da arte, arqueologia, elementos da antropologia, estética, técnicas básicas de conservação e restauração, etc, além das matérias elementares de museologia.

A museologia é uma ciência recente, e no passado os museus eram ligados a coisas antigas e ultrapassadas. Atualmente, com a museologia, essa ideia foi desvinculada das exposições, pois hoje, há uma tendência de exposições mais contemporâneas, que representem minorias, ou que remontem o passado de uma forma mais moderna. O profissional da museologia usa, no seu dia-a-dia, a informática e as novas tecnologias para auxiliá-lo em quase todas as suas funções. A organização do acervo, com a ajuda da tecnologia digital, é muito mais eficiente. Além disso, a evolução das técnicas de conservação e restauração faz com que esse campo seja muito procurado.

A palavra museu vem do latim “museum“, que por sua vez vem do grego “mouseion“, que se refere a um templo dedicado às Musas, que eram divindades da cultura grega que inspiravam as artes.

Fonte: Revista Museu / Brasil Profissões

Nenhum comentário:

Postar um comentário