> TABOCAS NOTICIAS : Solda à base de água: Novidade barata, segura e sustentável

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Solda à base de água: Novidade barata, segura e sustentável

solda-a-aguaPor Gerson Belchior
Parece brincadeira, mas é sério!
O projeto europeu SafeFlame (chama segura, em tradução livre) conseguiu criar um sistema de solda eficiente, com calor e chama adequados, utilizando basicamente água e eletricidade.
O aparelho de solda à base de água, usa os gases hidrogênio e oxigênio, que são obtidos na hora, por meio da *eletrólise da água.

A queima pode ser feita em um maçarico comum, oferecendo uma alternativa aos processos de oxi-acetileno e oxi-propan que precisam de perigosos cilindros de armazenamento de gás.
A SafeFlame funciona apenas com uma entrada de água e uma tomada comum de 220 volts, mais nada.
Resultados
Apesar do ceticismo inicial, os resultados parecem ter agradado aos inúmeros parceiros que se uniram na empreitada.

O oxigênio e o hidrogênio são gerados separadamente, e a mistura é controlada para oferecer a proporção ideal entre os dois gases, mesmo quando é necessário alterar o tamanho da chama durante o processo de soldagem.

O comprimento da chama e o fluxo de calor podem ser ajustados conforme a necessidade, alterando a potência elétrica de entrada, o que é feito por meio de um botão.
Qualidade
A solda resultante, segundo a equipe, é de ótima qualidade.
A temperatura da chama é alta, o fluxo de calor é elevado e a transferência de calor é uniforme.

O aparelho de solda à água mostrou-se adequado para soldar diversos materiais, entre os quais cobre, alumínio e aço.
Seguro, barato e sustentável
Segundo os coordenadores do projeto, o principal objetivo – que foi alcançado - era produzir um equipamento de solda mais seguro, que não dependesse dos cilindros de armazenamento de gás e que pudesse funcionar em qualquer lugar.

Outro ponto positivo para a segurança é que a chama da solda à água é sempre visível, diminuindo o risco de acidentes para os trabalhadores.

Os cilindros de gás, além de custarem caro, impõem restrições de segurança adicionais, que encarecem o processo para pequenas empresas.

O mais bacana é que o resultado da queima dos dois gases volta a ser água.
Como não há emissão de carbono ou metano, o projeto é muito sustentável.
*Eletrólise da água é a decomposição de água em oxigênio e hidrogênio, por meio da passagem de uma corrente eléctrica pela água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário