> TABOCAS NOTICIAS : Pacientes com altas taxas de glicose, mesmo sem diabetes, estão em maior risco de perda de memória

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Pacientes com altas taxas de glicose, mesmo sem diabetes, estão em maior risco de perda de memória

Estudos desenvolvidos na Alemanha mostra que mesmo as pessoas que não desenvolveram diabetes, mas que têm níveis elevados de açúcar no sangue podem ter um risco aumentado para o desenvolvimento de problemas cognitivos.
Na pesquisa, foram analisadas 143 pessoas com idade média de 63 anos que não tinham diabetes ou pré-diabetes. Foram excluídos do estudo, pessoas que estavam acima do peso, que consumiam mais de 3,5 doses de álcool por dia, e pacientes que já apresentavam algum tipo de deficiência na memória.

Os participantes foram submetidos a testes de glicose no sangue durante realização de testes de memória. Um dos testes induzia aos pacientes a recordar uma lista de 15 palavras, 30 minutos após ouvi-las.
Os resultados mostraram que os integrantes do estudo que tinham níveis mais baixos de açúcar no sangue obtiveram pontuações mais altas nos testes de memória, em comparação com aqueles que tinham níveis mais elevados de açúcar no sangue.

Nos testes de recordação das palavras, os pesquisadores descobriram os pacientes que lembraram menos palavras tinham níveis mais elevados de açúcar no sangue.
Agnes Flöel, da Charité University Medicine de Berlin, responsável pelo estudo, acrescenta que os indivíduos em situação de risco, como obesos e pessoas com mais de 55 anos de idade, devem realizar exames de saúde regulares que incluem o monitoramento dos níveis de glicose em jejum e HbA1c para detecção precoce e tratamento de níveis elevados de glicose.

Deve-se ter em mente que, um envelhecimento com menores riscos de declínio cognitivo, passa pela estratégia de adotar um estilo de vida mais saudável, evitar a obesidade (principalmente na meia-idade), além de realizar atividades físicas regularmente. Fonte: Isaude.net/Por: José Vilmore

Nenhum comentário:

Postar um comentário