> TABOCAS NOTICIAS : Novas drogas apodrecem os músculos, causam infarto e até a morte

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Novas drogas apodrecem os músculos, causam infarto e até a morte

Nos últimos tempos, novas drogas começaram a surgir entre os dependentes químicos, como é o caso do Krokodil, metadona, PMA (parametoxianfetamina), oxi (variante da cocaína) e a metanfetamina. Algumas delas, feitas caseiramente, são extremamente perigosas, pois além de deixar sequelas graves no corpo, podem levar à morte em pouco tempo. Veja o que é cada uma e quais consequências elas trazem ao organismo.

Popular na Rússia e três vezes mais barata que a heroína, o krokodil, é uma desomorfina (versão caseira da morfina) que pode ser fabricada a partir de uma mistura de codeína, gasolina, óleo de fritura, diluentes de tintas, ácido clorídrico, iodo e fósforo.

De acordo com o psiquiatra Dartiu Xavier da Silveira, coordenador do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), esses "multicontaminantes" podem causar o apodrecimento de todos os músculos.

— O dependente dessa droga fica com aparência de um crocodilo, pois a pele fica esverdeada, descamada e enrugada.

Além de apodrecer os músculos, o especialista explica que a droga injetável também provoca ferimentos e cicatrizes por todo o corpo, já que causa a necrose da pele — morte da célula ou parte do tecido que compõe o organismo vivo. O uso do krokodil vem se espalhando pela Rússia e também pelos Estados Unidos como um vírus entre os jovens.

Além de problemas musculares, viciados em krokodil podem desenvolver problemas cerebrais e, até mesmo, perder a fala, segundo Silveira.

— Algumas pessoas chegam a morrer na primeira aplicação da droga.

Para o especialista, existe tratamento para as sequelas da droga.

— As cirurgias plásticas podem reparar as cicatrizes, além de interromper a progressão droga no organismo.

Metadona
A metadona é uma droga do grupo dos opióides que pode ser utilizada no tratamento de dependentes da heroína e de outros derivados do ópio. Com as mesmas propriedades que a morfina, ela traz a sensação de prazer e bem-estar mais leves, o que ajuda a vencer a dependência psicológica.

Segundo o psiquiatra, apesar de também causar dependência, a metadona não provoca sequelas graves iguais ao krokodil, por ter efeitos menos intensos.

— No entanto, seu uso exagerado pode causar a morte do dependente.

Oxi
Conhecido como “oxi ou óxido”, a droga, altamente agressiva, é uma mistura de cocaína com querosene, gasolina e cal virgem. De acordo com o psiquiatra, quando usada, ela causa os mesmos efeitos que o crack, como a falta de apetite, magreza e fraqueza nos ossos e no corpo.

— Além dessas, o oxi também provoca problemas pulmonares por causa da inutilização do querosene.

Metanfetamina
Outra substância bastante perigosa é a metanfetamina. Derivada da anfetamina, a droga possui efeitos semelhantes ao da cocaína, afirma o professor Elisaldo Carlini, de psicofarmacologia do departamento Medicina Preventiva da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

— Ambas estimulam o sistema nervoso, deixando o usuário irritado com insônia e falta de apetite. Fonte: Com informações do r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário