> TABOCAS NOTICIAS : Nigéria conquista Mundial sub-17 pela 4ª vez

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Nigéria conquista Mundial sub-17 pela 4ª vez

Do UOL, em São Paulo
Final e disputa de 3º e 4º lugares do Mundial sub-17
Nigéria marcou 1 a 0 aos 9 min da etapa inicial na final contra o México AP Photo

A Nigéria se tornou a seleção com mais títulos mundiais na categoria sub-17. Nesta sexta, o time africano derrotou o México por 3 a 0 na final disputada nos Emirados Árabes. Agora são quatro troféus de campeão mundial (até 17 anos) aos nigerianos, que ultrapassam a seleção brasileira de base, tricampeã do torneio.

Tetracampeã (1985, 1993, 2007 e 2013), a Nigéria também coleciona três vice-campeonatos do Mundial sub-17. O domínio na categoria de base não surte efeito no profissional.

O máximo que o país da África conseguiu com os adultos foi a presença nas oitavas de finais, em 1994 e 1998.

O espantoso domínio nigeriano é contestado pelos rivais. Antes de o torneio começar, alguns jogadores nigerianos foram riscados dos planos da federação local justamente pela suspeita de terem acima de 17 anos. Meses antes, em competição no continente africano, quatro atletas foram excluídos por serem supostamente mais velhos.

Os 3 a 0 evidenciaram a superioridade física e técnica dos nigerianos perante os mexicanos. A Nigéria abriu o placar aos 9min, em um gol contra de Aguirre, em lance de contragolpe.

A Nigéria poderia ter terminado a etapa inicial com maior vantagem no marcador, levando-se em conta as diversas chances perdidas.

Uma cena curiosa ocorreu no intervalo da partida. Jogadores da seleção do México brigaram no caminho ao vestiário, enquanto atletas nigerianos se ajoelhavam para rezar do outro lado do campo.

Responsável pela eliminação do Brasil nas quartas de finais do torneio, o México buscava o tricampeonato da competição, mas não ofereceu perigo na segunda etapa.

Os nigerianos chegaram ao segundo gol após falha do goleiro Gudiño, que soltou a bola nos pés de Iheanacho. O México decidiu partir para cima da Nigéria com placar desfavorável de 2 a 0. Os africanos trocavam passes à espera do apito final.

A nove minutos do fim Muhammed marcou em cobrança de falta, fazendo 3 a 0.

Na decisão do 3º lugar, a Suécia goleou a Argentina por 4 a 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário