> TABOCAS NOTICIAS : Lula critica Joaquim Barbosa e insinua que STF vazou prisões para Globo

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Lula critica Joaquim Barbosa e insinua que STF vazou prisões para Globo

Em discurso para prefeitos do PT, Lula criticou na noite passada a forma como Joaquim Barbosa executou as primeiras sentenças do mensalão. Sem mencionar o nome do presidente do STF, ele disse: “O que nós queremos é que a decisão seja cumprida tal como ela foi determinada e não pela vontade de alguém.” A certa altura, Lula insinuou que, além das ordens de prisão, o Supremo providenciou os holofotes. 
Voltando-se para o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que compunha a mesa, Lula declarou: “Fui informado, não sei se é verdade, Suplicy, acho que vocês deveriam se informar, que a Globo recebeu a informação antes da Polícia Federal. Se isso aconteceu é muito grave.” Lula não esclareceu como teria sido “informado”. 
Foi a primeira vez que Lula falou sobre a execução fatiada das condenações dos mensaleiros. Entre eles os petistas José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares. Na quinta-feira da semana passada, um dia antes das prisões, ele controlara a língua ao ser questionado sobre o tema: “Quem sou eu para fazer qualquer julgamento ou insinuação sobre a Suprema Corte?”. 
No discurso que dirigiu aos prefeitos petistas, na cidade paulista de Santo André, Lula julgou e insinuou abertamente. Falou por 33 minutos. Ecoando os correligionários que se queixam da demora em assegurar a Dirceu, Genoino e Delúbio as regalias do regime semiaberto, Lula evocou a lei e a biografia dos presos. “Nós temos companheiros condenados, tem uma sentença dada. A pena de cada companheiro está determinada já. O que não pode é tentar tripudiar em cima da condenação das pessoas sem respeitar o histórico das pessoas e a lei. Tem uma lei, tem uma decisão. E o que nós queremos é que a decisão seja cumprida tal como ela foi determinada e não pela vontade de alguém.” 
Foi nesse ponto do discurso que Lula fez a insinuação de que a Polícia Federal, incumbida de executar as ordens de prisão, só soube dos mandados expedidos por Barbosa depois que a notícia já havia chegado à TV Globo. Na sequência, o orador deu a entender que a balança da Justiça está desregulada. 
“Para nós, todo e qualquer cidadão deve ser inocente até prova em contrário. Na hora que provar a culpabilidade, puna quem quer que seja, meu parente ou meu adversário. A lei é para todos. Isso vale para nós e vale para eles. Agora, me parece que a lei só vale para o PT.” Foi como se Lula aderisse às queixas do petismo quanto à postergação do julgamento do processo do mensalão do PSDB mineiro, que também tramita no STF. 
Lula prosseguiu: “Nós precisamos ter coragem de fazer esse debate político no momento certo.” Deu a entender que a hora propícia será 2014. “A resposta que a gente vai dar para eles é garantir o segundo mandato da companheira Dilma Rousseff. [...] E o segundo ato, sem ficar nervoso, é eleger esse caboco aqui governador do Estado de São Paulo”, arrematou, lançando olhares para o ministro Alexandre Padilha (Saúde).  Por Josias de Souza/Via:Eugenio Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário