> TABOCAS NOTICIAS : Haitiano no Brasil: Auxiliar de limpeza dá aulas de inglês para voltar à faculdade

domingo, 17 de novembro de 2013

Haitiano no Brasil: Auxiliar de limpeza dá aulas de inglês para voltar à faculdade


Jo Hale/Getty Voltar aos bancos de uma faculdade é o principal objetivo de Wilgard Fils-aimé, 21, desde que deixou o Haiti, no final de dezembro de 2012. A poucos dias de completar 11 meses vivendo no Brasil, o jovem persiste no sonho e, em busca dele, decidiu dar aulas de inglês para brasileiros como forma de aumentar sua renda de atuais R$ 854 por mês.

Desde abril de 2013, Wilgard trabalha como auxiliar de limpeza em uma empresa terceirizada que presta serviços para a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Além do inglês aprendido na escola, o jovem fala fluentemente o francês, língua oficial do Haiti, e o crioulo, língua nativa.

"As pessoas [com] que converso durante o trabalho sempre falavam que eu podia dar aula. Aí comecei a pensar na ideia. Será bom para eu guardar mais dinheiro para voltar a estudar no ano que vem", explica o rapaz. "Por enquanto, dou aula para um médico e o filho dele, mas muitas pessoas já mostraram interesse em aprender". 

O gosto de Wilgard pelos estudos é tão grande que ele chegou a fazer dois cursos superiores ao mesmo tempo no Haiti durante dois meses. De manhã fazia letras e, à tarde, ciências contábeis. "Quis aprender um monte (sic). Recebi uma bolsa de estudos para um deles e aí tentei conciliar. Dormia acho que 3h ou 4h por dia", relembra feliz. Leia mais em: http://zip.net/bblv4L

Nenhum comentário:

Postar um comentário