> TABOCAS NOTICIAS : Detentos podem ser inscritos até terça para fazer o Enem em presídios

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Detentos podem ser inscritos até terça para fazer o Enem em presídios

Termina amanhã, dia 5 de novembro, o prazo de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade e para aqueles que cumprem medidas socioeducativas. Para que possam participar, é necessário que as unidades prisionais e socioeducativas tenham firmado termo de compromisso com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a aplicação do exame.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet. O responsável pedagógico pelo exame na instituição deve indicar o número da unidade prisional ou socioeducativa e o cadastro de pessoa física (CPF) do participante. Ele também é o responsável pelo acesso aos resultados, pela divulgação das informações do exame aos inscritos, pelo encaminhamento da participação do candidato no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em outros programas de acesso à educação superior.

As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro. No primeiro dia, ocorrerão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia, as de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática, com duração de 5 horas e 30 minutos.

Edição 2012
No ano passado, o Inep registrou 23.665 privados de liberdade inscritos no Enem. Os homens foram maioria (20.687 inscritos). O número de mulheres chegou a 2.978. Do total, 17.945 buscaram a certificação do ensino médio. Dos candidatos inscritos em 2012, 11.652 tinham de 21 a 30 anos de idade. Os maiores de 30 anos foram 9.435, enquanto 2.457 tinham entre 17 e 20 anos. Outros 121 tinham idade igual ou inferior a 16 anos.

De acordo com o edital, o termo de compromisso deve ser firmado na página do Inep na internet, mesmo local onde serão feitas as inscrições.

Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado há 15 anos e se consolidou como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Em 2013, foram mais de 7 milhões de inscritos, que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As provas ocorreram neste fim de semana, sábado e domingo. No primeiro dia, foram aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos tiveram quatro horas e trinta minutos para resolver as questões. Já no segundo dia foram resolvidas as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação. No domingo, em virtude da Redação, os candidatos tiveram uma hora a mais para terminar o exame.

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do exame, até o dia 30 de outubro. Fonte: Com informações de Terra Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário