> TABOCAS NOTICIAS : China dará 1,8 bilhão para cidades que diminuírem a poluição do ar

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

China dará 1,8 bilhão para cidades que diminuírem a poluição do ar

Fotos: AP
O governo chinês lançou um plano para tentar diminuir a poluição atmosférica no país.
Vai dar uma recompensa de 5 bilhões de yuans (cerca de R$ 1,83 bilhão) a Pequim e outras cinco províncias próximas, se elas implementarem com sucesso medidas para reduzir os poluentes do ar até o final deste ano.

As províncias de Tianjin, Hebei, Shanxi, Shandong, Mongólia Interior e Pequim, todas no norte do país, são consideradas as mais poluidoras da China.
Uma delas, Hebei, abriga sete das dez cidades mais poluídas da China.
Premiação
Para receber o prêmio, os governos locais devem encaminhar medidas como a instalação de filtros em indústrias, oferecer recompensas fiscais para empresas que diminuírem emissão de gases, fechar fábricas em dias de altos níveis de poluição e a adotar sistemas de rodízio de carros.
A recompensa faz parte do plano anunciado pelo Ministério do Meio Ambiente em janeiro que prevê um investimento de 1,7 trilhão de yuans (R$ 6,3 bilhões) para reduzir a poluição do ar no país em 25% nos próximos cinco anos.

Turismo
As autoridades não estão preocupadas apenas com os efeitos da poluição sobre a saúde da população, mas também com seu impacto sobre o turismo.
Segundo uma pesquisa do jornal Beijing Youth Daily, o número de visitantes à capital, Pequim, caiu em 50% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período no ano anterior.
É a primeira vez que Pequim vê o volume de turistas cair desde 2008, quando a cidade recebeu os Jogos Olímpicos, de acordo com a publicação.
O período da queda coincide com índices recordes de poluição na metrópole.
"Os Jogos abriram os olhos das pessoas para a China como um destino turístico, mas a cobertura pela mídia internacional da poluição no início do ano afetou os planos de viagem de muita gente", disse à BBC Brasil Andy Beales, consultor de marketing e produtos da China Highlights, uma das maiores empresas de turismo internacional da China.
Qualidade do ar
A medição da concentração de partículas PM 2 (de dois micrômetros - as mais perigosas por serem difíceis de filtrar) em Pequim chegou a 900 mg por metro cúbico de ar.
Conforme a ONU, uma concentração de 150 mg já é nociva à saúde..
Trabalho
Segundo a Câmara de Comércio Europeia, dezenas de empresas europeias passaram a remover seus funcionários para destinos mais saudáveis e menos onerosos em insalubridade.
Um relatório recente do banco HSBC diz que a China é o principal destino mundial para profissionais estrangeiros, atraídos pelo crescimento do país, salários e benefícios até 50% superiores aos oferecidos no resto do mundo.
Os salários generosos, seriam, segundo o relatório, "uma recompensa" pelo trabalho em um ambiente tão poluído.
A ONU estima que pelo menos 230 mil pessoas morrem anualmente na China devido a doenças ligadas à poluição, problema que ganhou contornos dramáticos na semana passada, com a divulgação, pela imprensa, do caso de uma menina de 8 anos, considerada a paciente mais jovem de câncer de pulmão no país.
Com informções da BBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário