> TABOCAS NOTICIAS : CE: EM FORTALEZA, CHUMBINHO É VENDIDO LIVREMENTE

domingo, 17 de novembro de 2013

CE: EM FORTALEZA, CHUMBINHO É VENDIDO LIVREMENTE

Apesar de proibida desde outubro de 2012, a substância é encontrada facilmente nas ruas do Centro.
O chumbinho, agrotóxico comumente utilizado para matar ratos, é proibido de ser comercializado no Brasil. Entretanto, não é difícil encontrar em Fortaleza locais onde o produto é vendido ao ar livre. Nesta semana, um homem confessou ter envenenado a ex-mulher e duas amigas dela com o produto. A primeira está hospitalizadas e as outras duas morreram. O crime aconteceu na semana passada.
De acordo com dados do IJF, a intoxicação por agrotóxicos agrícolas, como chumbinho, corresponde a 58% dos casos das internações por envenenamento 
Desde outubro de 2012, a produção, comercialização e uso de qualquer veneno baseado em aldicarbe, matéria prima do chumbinho, está banida no País, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o órgão, quem produz e comercializa o chumbinho são "quadrilhas de contraventores, que adquirem o produto de forma criminosa (através de roubo de carga, contrabando a partir de países vizinhos ao Brasil ou desvio das lavouras), fracionam e/ou diluem e revendem no comércio informal". 
A equipe da Redação Web do Diário do Nordeste visitou algumas lojas de produtos agrotóxicos na cidade. "Não vendemos chumbinho. É proibido", afirmou a vendedora de uma loja no bairro São João do Tauape. 
No Centro, novamente a negativa. Entretanto, basta andar nas calçadas e recorrer aos ambulantes para encontrar o veneno. Com a indicação de um contato, a reportagem chegou ao vendedor. "Quem lhe disse que eu tenho?", questionou o homem. Após ser fornecido o nome do contato, o vendedor desembalou dois potes do chumbinho e cobrou R$ 5 por cada um. "Desculpe a desconfiança, é que só vendo quando vejo que é uma pessoa que merece", explicou. Fonte: Diassis Lira

Nenhum comentário:

Postar um comentário