> TABOCAS NOTICIAS : Aumento de diabetes atinge todas as nações

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Aumento de diabetes atinge todas as nações

Marketwired/BRUSSELS, BELGIUM--(Marketwired - November 13, 2013) 
- Uma em dez populações do mundo terá diabetes em 2035, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF). A mais recente edição do Atlas do Diabetes da IDF, publicada hoje no Dia Mundial do Diabetes, estima que o número de pessoas que vivem com diabetes aumentará de 382 milhões para 592 milhões até 2035, muitas dessas pessoas em países de renda baixa e média e, a maioria, com menos de 60 anos. Este aumento será o painel de fundo do Congresso Mundial de Diabetes (#WDC2013) em Melbourne, Austrália em dezembro.
Algumas nações das Ilhas do Pacífico estão tendo um surto alarmante na prevalência do diabetes. Um em cada três adultos já é portador do diabetes na Ilha de Tokelau, e isso é um microcosmo do diabetes em nações mais populosas nas próximas décadas. A África Sub-Saara dobrará o número de pessoas com diabetes até 2035, o maior aumento de qualquer região do mundo.

Estimativas anteriores do Atlas do Diabetes da IDF de 2012 eram de que 371 milhões de pessoas tinham diabetes e 4,8 milhões morreram por diabetes. Os novos números mostram que esta tendência de aumento continua. Até o final de 2013, 5,1 milhões de pessoas morrerão de complicações causadas pelo diabetes. Com 175 milhões de casos não diagnosticados, muitas pessoas estão avançando na direção de complicações desconhecidas.

A China com 98 milhões, a Índia com 65 milhões e os EUA com 24 milhões são as nações com os maiores números de pessoas com diabetes. Na região Oeste do Pacífico, que inclui a Austrália, China e Japão, são 138 milhões de pessoas que vivem com diabetes, o mais alto número do mundo.

"O diabetes está aumentando. Temos a ideia errada de que o diabetes só atinge quem é rico, e isso prejudica o levantamento de fundos tão desesperadamente necessários para combater a pandemia", disse Sir Michael Hirst, Presidente da IDF ao falar no Fórum de Liderança Internacional de Diabetes em Istambul, Turquia. "No Dia Mundial do Diabetes temos que continuar a disseminar a importância de uma dieta saudável e da atividade física. É vital a criação de ambientes que estabeleçam a base para uma vida saudável".

Outros resultados da 6a. edição do Atlas do Diabetes:

-- 548 bilhões de USD gastos com diabetes em 2013
-- A América do Norte gasta mais com o cuidado do
diabetes
-- Sudeste da Ásia - quase metade das pessoas com
diabetes não são diagnosticadas
-- O Oeste do Pacífico tem o maior número de pessoas
com diabetes do mundo
-- Na África, 3/4 das mortes por diabetes são de
pessoas com menos de 60 anos de idade
-- No Oriente Médio e Norte da África, uma em
10 pessoas tem diabetes
-- A América do Sul e Central terão um aumento de
60% no número de pessoas com diabetes em uma geração

A divulgação desses números confirma a urgência do compromisso da IDF de ver o diabetes e outras Doenças Não Comunicáveis (DNCs) incluídas na meta ultra-ampliada na base de trabalho de desenvolvimento após 2015. Isso irá garantir uma abordagem total da sociedade quanto à prevenção, tratamento, cuidado e suporte do diabete e DNCs.
Esperamos que campanhas como a do Dia Mundial do Diabetes de hoje continuem a elevar a voz das pessoas com diabetes e incentivar que todos os interessados passem da fase de defesa à ação em todo o mundo.

Para mais informação sobre dados de país e região específicos visite o website do Atlas da IDF no http://www.idf.org/diabetesatlas/.

Dia Mundial do Diabetes

Dia Mundial do Diabetes (WDD) é comemorado todos os anos no dia 14 de novembro. A campanha do Dia Mundial do Diabetes é liderada pela International Diabetes Federation (IDF - Federação Internacional de Diabetes) seus membros associados. Ele envolve milhões de pessoas de todo o mundo na defesa e conscientização. O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF - Federação Internacional de Diabetes) e pela Organização Mundial de Saúde em resposta à crescente preocupação com a escalada da ameaça à saúde que o diabetes causa. O Dia Mundial do Diabetes passou a ser um Dia oficial das Nações Unidas em 2007 com a passagem da Resolução das Nações Unidas 61/225. A campanha chama a atenção para as questões de importância crucial para o mundo do diabetes e mantém o diabetes exposto ao público. Este é o quarto ano da campanha de cinco anos que aborda a crescente necessidade de programas de educação e de prevenção do diabetes.

www.worlddiabetesday.org

International Diabetes Federation (IDF)

A International Diabetes Federation (IDF - Federação Internacional de Diabetes) é uma organização guarda-chuva com mais de 200 associações nacionais de diabetes em mais de 160 países. Ela representa os interesses de um número cada vez maior de pessoas com diabetes e com risco de contrair diabetes. A Federação lidera a comunidade global de diabetes desde 1950. A missão da IDF é promover o cuidado, prevenção e cura de diabetes em todo o mundo. www.idf.org

Acompanhe-nos no Twitter, @IntDiabetesFed @WDD: www.twitter.com/wdd

Torne-se um fã no Facebook: https://www.facebook.com/internationaldiabetesfederation

Veja nossos vídeos no YouTube: http://www.youtube.com/user/WorldDiabetesDay

Mais informação sobre o Congresso Mundial do Diabetes 2013, #WDC2013: http://www.idf.org/worlddiabetescongress

Nenhum comentário:

Postar um comentário