> TABOCAS NOTICIAS : ACRE: Hospital ficará sem médicos por nove dias em dezembro

sábado, 23 de novembro de 2013

ACRE: Hospital ficará sem médicos por nove dias em dezembro

O Hospital João Câncio Fernandes de Sena Madureira ficará sem médicos por nove dias do mês de dezembro. Em outros plantões serão realizados apenas durante o dia ou na parte da noite, sendo que em alguns casos apenas um clínico geral fará o atendimento.

Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), José Ribamar Costa, a instituição tem características hospital geral, ou seja, seria importante a presença de mais dois profissionais por plantão: um obstetra e um cirurgião geral.

“O local abrange uma população estimada de 40 mil pessoas, onde surgem demandas de natureza cirúrgica e casos de parto, por isso os clínicos ficam sem ajuda especializada”, afirmou o sindicalista.

O Sindmed já realizou por diversas vezes reclamações formais a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que até o momento não resolveu o problema.

“Até a contratação dos médicos aprovados no concurso, a Sesacre poderia enviar médicos de Rio Branco para complementar o quadro do hospital que também recebe pacientes de outros municípios”, afirmou o sindicalista.

O presidente do Sindmed afirmou que a situação gera risco a população e, também, ao profissional que pode ser responsabilizado em caso de erro, sendo que o a responsabilidade original é dos gestores que até o momento se negam em garantir serviços de qualidade.

“O médico tenta atender a todos, mas é humanamente impossível atender mais de cem pacientes por dia, realizando cirurgias e partos sem o apoio de um colega e sem uma estrutura apropriada, tudo por culpa de gestores”, protestou Ribamar Costa.http://www.ac24horas.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário