> TABOCAS NOTICIAS : 25 DE NOVEMBRO - Dia Nacional das Baianas de Acarajé / Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

domingo, 24 de novembro de 2013

25 DE NOVEMBRO - Dia Nacional das Baianas de Acarajé / Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Foto: Secom / GOVBA
O Centro de Culturas Populares e Identitárias vai realizar um dia de homenagens nesta segunda-feira (25), para comemorar o Dia Nacional das Baianas de Acarajé. Considerada um símbolo histórico do estado, a baiana de acarajé teve seu trabalho reconhecido como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2005. Em 2009, foi inaugurado o Memorial das Baianas, na Praça da Cruz Caída, no Centro Histórico de Salvador. Nesta segunda, durante a manhã, será realizada uma missa na Igreja do Rosário dos Pretos. Depois, o cortejo do Afoxé Filhas de Gandhy segue pelas ruas do Pelourinho em direção ao Memorial das Baianas. No loca, no período da tarde, acontecem apresentações musicais de samba. A festa do Dia das Baianas de Acarajé faz parte da programação do II Encontro das Culturas Negras.

Desde 1964, em Decreto promulgado pelo Presidente Castello Branco, o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é comemorado no mês de novembro, dia 25. É uma data especial para homenagear a todos os heróis anônimos que, num gesto simples, mas nobre, salvam vidas.
Apesar da doação ser imprescindível para a sobrevivência de milhares de pessoas, o número de voluntários é inferior à demanda para os serviços de Hematologia dos hospitais de todo o País.
Na época da 2ª Guerra Mundial, doador e receptor ficavam próximos e suas veias eram ligadas através de um tubo. Atualmente foram desenvolvidos métodos modernos de processamento do sangue, conservação, tipagem e pesquisa, tornando todo o processo mais seguro, menos próximo, mas igualmente importante.
No Brasil, menos de 1% da população doa sangue, e a maioria é de homens com menos de 30 anos, doando apenas em casos de necessidade de parentes. Esses dados representam um volume 10 vezes menor do que na maioria dos países europeus. Fonte: Portal Unimeds

Nenhum comentário:

Postar um comentário