> TABOCAS NOTICIAS : O Dia do Homem

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O Dia do Homem

Hoje, tem dia para tudo: só agora em outubro há previsão de 174 festejos, entre eles dia do nordestino, do carteiro, do poeta, da economia e… da poupança! Divirta-se no da criança, e reze para Nossa Senhora proteger os professores. Tem dia oficial, dia extra-oficial; dia nacional e internacional; dias das categorias profissionais e de incentivar que muita gente faça alguma coisa pró, tipo Dia Internacional pela Prevenção das Catástrofes Naturais (7) ou Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra (27).

Pesquisando o tema busquei em todos os lugares possíveis e imagináveis e também no onisciente Google para encontrar o dia do homem. E achei: O Dia Internacional do Homem é um evento celebrado em 19 de Novembro de cada ano.

As comemorações foram iniciadas em 1999 pelo dr. Jerome Teelucksingh em Trinidad e Tobago, apoiadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), e vários grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia. No Brasil, desde 1992 de forma não oficial, o Dia do Homem é comemorado em 15 de Julho, por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores. Um dos co-fundadores, Edson Marques, pretende que se altere o nome para Dia do Homem Livre.

A diretora da Secretaria de Mulheres e Cultura de Paz da UNESCO, Ingeborg Breines, disse que a criação da data é "uma excelente ideia para equilibrar os gêneros". Os objetivos principais do Dia Internacional do Homem é melhorar a saúde dos homens (especialmente dos mais jovens), melhorar a relação entre gêneros, promover a igualdade entre gêneros e destacar papéis positivos de homens. É uma ocasião em que homens se reúnem para combater o sexismo e, ao mesmo tempo, celebrar suas conquistas e contribuições na comunidade, nas famílias e no casamento, e na criação dos filhos.

Ou seja, tem dia para tudo e para todos. Só faltava para o homem. Este ser único, maravilhoso, divino, primeira criação humana de Deus e de quem descende toda a humanidade. Lembremo-nos que também a mulher descende do homem. De uma costela. E para completá-lo: sem a mulher o homem não subsiste.

Ovídio declara que, possuindo porte ereto, "o homem, ao contrário dos animais que voltam suas faces para o solo, levanta os olhos para os céus". Para ele, o homem é o animal mais sagrado - faltava-lhe apenas dominar os outros por meio de uma mente superior. Assim Ovídio escreve sobre a criação do homem na sua obra Metamorfoses, iniciando por "Nasceu o homem":

"Nasceu então o homem. Este, ou o fez de semente divina

aquele artífice do universo, a origem do mundo melhor;

ou então a terra recente, separada há pouco do alto éter,

talvez ainda contivesse sementes do céu, seu parente, terra

que o filho de Jápeto, misturando com água da chuva,

moldou à imagem dos deuses que governam tudo. ".

Caso não houvesse já uma data determinada para o homem, eu iria sugerir que como data adequada para isso, o dia 1º de novembro fosse destinado para essa comemoração. Por quê? Porque é o dia da festa de Todos os Santos, celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. Convenhamos: se existe um santo neste planeta, este, sem dúvida alguma é o homem.

Há um dito popular repetido pelos que não querem pagar seus compromissos: “vou pagar no dia de São Nunca”. Assim, devem fazê-lo no dia 1º de novembro porque este dia abrange todos os santos.

Enfim, como já existe o dia, vamos comemorá-lo, e como no Brasil o dia é 15 de julho, vamos deixar para o ano que vem.

(*) Heitor Freire é corretor de imóveis, advogado e jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário