> TABOCAS NOTICIAS : Aplicativo lançado pela diretoria para torcedor escalar Jacuipense repercute e jornal O Globo publica matéria especial

domingo, 29 de setembro de 2013

Aplicativo lançado pela diretoria para torcedor escalar Jacuipense repercute e jornal O Globo publica matéria especial

Torcedor brasileiro gosta de achar que sabe mais do que o técnico de seu time de coração e que escalar um ou outro jogador pode melhorar, da água para o vinho, a forma de a equipe jogar. Pois, agora, alguns deles vão ter que provar, na ponta dos dedos, que a sabedoria popular pode ganhar jogo.

O Jacuipense, time da primeira divisão de Riachão do Jacuípe na Bahia, lançou na quarta-feira (25) um aplicativo para celular que dá chance aos fanáticos pelo clube de escolher a equipe que vai a campo: o Total Choice.

As regras são claras, mas estão longe de ser simples. O técnico, Emerson Pereira, define o esquema tático, enquanto os torcedores escalam os 11 titulares. O elenco é formado por 27 jogadores, que são divididos pelas posições em campo. Cada vaga na equipe terá apenas dois ou três atletas disponíveis para a escolha.

Ainda assim, é preciso muita organização, diz Pereira. Sem poder interferir no time titular, conforme cláusula em seu contrato, o treinador clama por receber a escalação com antecedência. Afinal, é preciso fazer pelo menos um treino coletivo com os preferidos das arquibancadas.

“Ainda é novidade para todo mundo. Quando me convidaram, há dois meses, eu estranhei, pensei em recusar, mas fui conhecendo melhor a proposta e decidi aceitar. Não sei como vai ser. Precisamos, apenas, conseguir treinar com a equipe que os torcedores escolheram”, pede Pereira.

A primeira equipe escalada exclusivamente pelos torcedores fará sua estreia no dia 12 de outubro, durante a terceira rodada da Copa Governador do Estado, contra o Vitória, no Barradão. Tentando prevenir surpresas, o treinador definiu um esquema tático para o time. Daqui para frente, o Jacuipense joga no 4-3-2-1, com apenas uma possibilidade de variação para o 4-3-3.

“Temos dois jogadores no meio-campo que podem atuar como pontas”, sintetiza Pereira. “Precisamos pensar em uma alternativa porque os jogadores podem se machucar ou tomar três cartões e serem suspensos. Mas é importante estabelecer o esquema porque o torcedor vai se acostumando, e passa a entender a forma de a equipe jogar”.

Para escalar o time, os torcedores do Jacuipense precisam baixar o Total Choice, que por enquanto só está disponível para celulares com sistema operacional Android. Durante o cadastro, o programa pergunta qual é o time de coração de cada cadastrado, como uma medida de segurança. Mas será que os torcedores rivais não vão entrar na brincadeira para atrapalhar?

“Acho que os adversários não vão atrapalhar, não. Eles têm que dizer para qual time torcem quando se cadastram. Mas, quem sabe, tem gente que pode mentir, né. Vamos torcer para que ninguém faça isso - analisa Pereira, que mesmo confiante no projeto, ainda deixa escapar dúvidas sobre sua eficácia. - Torcedor sabe como o jogador foi no jogo, mas só quem vive o dia-a-dia sabe como estão preparados os jogadores”.

De uma coisa, Pereira está certo: “Não podem me chamar de burro”.

Aplicativo também é um game
Além de definir a escalação, o aplicativo funciona como um jogo. O torcedor acumula pontos de acordo com a atuação dos jogadores que selecionou. Ao final de cada mês, o primeiro colocado do ranking ganha uma camisa oficial do clube. O Total Choice foi criado pela HWT Promoções esportivas, a empresa que assumiu, em 2012, a gestão da equipe profissional do Jacuipense.

A ponte foi estabelecida pelo ex-jogador Marcelinho Paulista, com passagens pelo Corinthians e seleção brasileira. Além de ser gerente esportivo da empresa, Marcelinho tornou-se o homem forte do futebol do clube.

“O intuito do clube é se aproximar do torcedor e proporcionar uma interatividade diferente de outros aplicativos e jogos. Ainda estamos iniciando o trabalho e a expectativa é de todo mundo, do presidente aos jogadores. Eu, que joguei futebol, sei que abrir esse espaço para o torcedor é uma coisa nova, então entendo o receio. Mas é um projeto piloto, que vai funcionar. Se der certo, a ideia é expandir para outros clubes”, diz Marcelinho Paulista.

Do Portal Interior da Bahia/Fonte: Jornal O Globo/Rio de Janeiro/ Foto Divulgação: Jacuipense

Nenhum comentário:

Postar um comentário