> TABOCAS NOTICIAS : Ponte interditada força passagem de transporte escolar por dentro de um rio

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Ponte interditada força passagem de transporte escolar por dentro de um rio

A interdição de uma ponte na localidade de Fazenda do Contrato, no distrito de Cazuza Ferreira, tem causado transtornos para os alunos que estudam em Lajeado Grande, distrito vizinho. Sem o acesso pela ponte, a Kombi que os leva até a escola precisa passar por dentro de um rio cheio de pedras, que torna a travessia uma aventura incômoda. Pior que isso, só quando chove. Como o nível da água aumenta, o veículo não tem como passar e os alunos perdem o dia de aula, fato que já ocorreu duas vezes nas últimas semanas.

A ponte caiu há cerca de dois meses, enquanto a Secretaria de Obras da Prefeitura de São Francisco de Paula realizava obras justamente para reforçar sua estrutura. Temendo acidentes, a equipe optou por remover toda a estrutura, mantendo apenas os alicerces de pedra que sustentavam a obra. Para sinalizar a interdição, foram erguidos dois montes de cerca de um metro de cascalho próximo às extremidades. O motorista Carlos Zulian, 45, responsável pelo transporte dos alunos, diz ter ouvido à época que as obras da nova ponte começariam em quatro dias.

— Essa situação preocupa muito tanto a nós quanto aos pais, porque os alunos estão perdendo conteúdo — lamenta a vice-diretora da Escola Estadual Lajeado Grande, Neiva Simone Teixeira.

Enquanto a nova ponte não for construída, a empresa responsável pelo transporte deve utilizar outra rota para evitar passar pelo rio, cujas pedras danificam o veículo e põem em risco a segurança dos passageiros, para pelo menos garantir que os alunos frequentem a escola regularmente. No entanto, o trajeto alternativo, que passa pela localidade de Apanhador, já em Caxias do Sul, aumenta o caminho em cerca de 15 quilômetros, a maior parte em estrada de chão. E os alunos, que já precisam acordar entre 5h e 6h para se arrumar para o colégio, teriam que despertar ainda mais cedo.

— Minha filha, que também é aluna e faz todo o caminho comigo, vai ter que acordar às 4h — exemplifica o motorista, apontando para a jovem Jaqueline Zulian, 14, aluna da da escola de Lajeado Grande.

Consultada pela reportagem, o coordenador da Secretaria de Obras de São Francisco de Paula, Eberson Oliveira, afirma que o projeto para construção da nova ponte já está pronto e as obras devem iniciar dentro de 15 dias. Se o tempo ajudar, a previsão é de que demore 20 dias para ficar pronta. Até lá, a garotada vai ter que madrugar ainda mais para chegar na escola. Foto: Roni Rigon/Agencia RBS*Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário