> TABOCAS NOTICIAS : 'Nova' poupança pode voltar render mais de 6,17% ao ano no fim do mês

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

'Nova' poupança pode voltar render mais de 6,17% ao ano no fim do mês

Após cerca de 15 meses, a caderneta de poupança pode voltar, no fim de agosto, a registrar um rendimento de 6,17% ao ano independentemente da variação da Taxa Referencial (TR).

Isso acontece porque a expectativa do mercado financeiro é que os juros básicos da economia brasileira, fixados pelo Banco Central, subam dos atuais 8,5% para 9% ao ano em 28 de agosto – quando se reúne o Comitê de Política Monetária (Copom) da autoridade monetária.

Em maio do ano passado, o governo mudou as regras de remuneração da poupança. O rendimento passou a ser atrelado aos juros básicos da economia, rendendo 70% da aplicação, mais a Taxa Referencial, quando a taxa básica fixada pelo Banco Central estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano. Isso para aplicações feitas de 4 de maio de 2012 em diante (nova poupança).

Como os juros básicos estão, atualmente, justamente em 8,5% ao ano, o rendimento da caderneta de poupança, para as "novas aplicações", está em 5,95% ao ano, mais a variação da taxa referencial – que está em zero ou pouco acima disso (rendendo, somente para alguns vencimentos, 6,17% ao ano).

Se a taxa avançar para 9% ao ano, conforme ampla expectativa do mercado financeiro, no fim de agosto, o rendimento voltará a ficar em, pelo menos, 6,17% ao ano (0,5% ao mês), mais TR, para todos os vencimentos. Fonte: Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário