> TABOCAS NOTICIAS : Exame detecta fibrose no fígado de pacientes com hepatite em dez minutos

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Exame detecta fibrose no fígado de pacientes com hepatite em dez minutos

O que era um procedimento cirúrgico, agora pode ser diagnosticado em cerca de dez minutos. A detecção da presença de fibrose no fígado de pacientes com hepatites B e C, antes feita por meio de cirurgia, pode ser feita pela elastografia, exame que não é invasivo e se assemelha a uma ultrasson. O exame ainda é para poucos, pois na rede particular chega a custar R$ 3 mil e a rede pública ainda tem poucos aparelhos.

Carmem Alves Pereira, chefe da unidade de gastrologia do Hospital de Base do Distrito Federal (DF) explicou que quando descobre que tem hepatite B ou C, o paciente deve logo fazer um exame para saber o nível de comprometimento do fígado, para, a partir dessa informação, ter um tratamento adequado.

Para o exame tradicional é necessário um procedimento cirúrgico, com anestesia, para ter acesso direto ao órgão e assim saber em que estado se encontra.Carmem diz que, como toda cirurgia, o procedimento oferece riscos, por isso a importância da elastografia.

A médica diz que o DF têm três Fibroscan, aparelho usado para fazer a elastografia, na rede pública. Os aparelhos ficam no Hospital de Base do DF, na Unidade Mista da Asa Sul e no Hospital Regional de Taguatinga. Cada um custou cerca de R$ 750 mil. http://jorgeroriz.wordpress.com/2013/08/05/exame-detecta-fibrose-no-figado-de-pacientes-com-hepatite-em-dez-minutos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário