> TABOCAS NOTICIAS : Estudante de direito diz ter sido sequestrada e torturada por policiais civis

domingo, 25 de agosto de 2013

Estudante de direito diz ter sido sequestrada e torturada por policiais civis

Nesta segunda-feira (26), a família deve enviar um ofício relatando o caso ao Governo de Pernambuco, à Secretaria de Direitos Humanos, à SDS e à Delegacia da Mulher. Foto: Arquivo pessoal.

Uma estudante de direito está acusando policiais civis de Pernambuco de tortura e sequestro. A universitária Vatsyani Marques Ferrão, 43 anos, postou a denúncia em modo público na sua página pessoal do Facebook. Ela alega que a ação teria acontecido na manhã da última quinta-feira (22) e que os agressores seriam policiais lotados na Delegacia do Idoso.

O advogado da possível vítima, André Henrique Gomes (OAB/PE - 25584D) conversou com a redação e contou a versão de Vatsyani dos fatos. Ela teria visitado a casa da mãe no bairro da Boa Vista, no Recife, e as duas estavam saindo em carros separados para ir uma lavanderia.

"Eram 10h30. Ao olhar para o retrovisor, ela percebeu que sua mãe, a aposentada Zelani Marques, que tem 65 anos, foi abordada por dois homens que estavam gritando e empurrando a idosa contra o carro. Eles perguntavam por Vatsyani e ela dizia que não conhecia aquela pessoa", conta o advogado.

A partir daí, a filha teria saído do carro e partido em socorro à mãe. André Gomes fala que a confusão chamou a atenção dos vizinhos, que foram às janelas dos apartamentos dos prédios da rua. Ele disse que a família quer manter o endereço em sigilo por segurança.

Os dois homens teriam puxado Vatsyani pelo cabelo e a colocado num carro escuro, sem nenhuma caracterização, cujo modelo ela não soube identificar. Neste momento, ela relata que foi algemada e ficou no banco de trás, com um dos homens. O outro conduzia o veículo.

"Ela começou a gritar e apanhar muito no rosto. Eles falavam que quanto mais ela gritasse, mais iria apanhar. Só que uma viatura da CTTU achou estranho o barulho e pediu para o carro parar ali nas proximidades da Avenida Conde da Boa Vista com a Rua José de Alencar", narra o advogado.

De acordo com André, os agentes da CTTU abordaram o veículo e Vatsyani conseguiu perceber a localidade por onde passavam. Os homens teriam se apresentado como policiais da Delegacia do Idoso, mas não mostraram nenhuma documentação. "Os agentes, talvez pela inexperiência, não acionaram ninguém, mas falaram que anotariam a placa do carro. Eles foram liberados e retomaram as agressões, dizendo à estudante que ela só não ia morrer por conta disso. Mas chegaram a apontar um revólver para ela", declarou o advogado.

A estudante de direito da Universo foi então levada para a Delegacia do Idoso e trancada numa sala. Depois, teriam lhe dito que poderia fazer uma ligação. Assim, mãe e advogado foram acionados. Embora a Delegacia do Idoso fique na Rua da Glória, também no bairro da Boa Vista, a suposta vítima teria ficado cerca de duas horas dentro do carro com os homens, desde que foi interceptada por eles ao sair da casa da mãe.

O advogado André Gomes conta que o delegado Eronildo Farias, titular da Delegacia do Idoso, teria aparecido neste momento e ficado "surpreso" com o ocorrido. "Ele parecia abalado e ciente de que alguma coisa muito errada aconteceu. Mas confirmou que os dois eram lotados na delegacia".

Mãe, filha e advogado se recusaram a deixar o local sem a presença de alguém da Corregedoria, que teria enviado uma pessoa à delegacia. André fala que prestaram queixa na Delegacia de Plantão de Santo Amaro e foram atendidos pelo agente Edson José Alves, que registrou um boletim de ocorrência.

"Somente por volta das 17h30 que fomos liberados para ela fazer o exame de corpo de delito no IML. A impressão que tenho é que tentaram nos segurar na delegacia para ver se as marcas das agressões sumiam", diz o advogado.

Nesta segunda-feira (26), a família, por meio do advogada, deve enviar um ofício relatando o caso ao Governo de Pernambuco, à Secretaria de Direitos Humanos, à Secretaria de Defesa Social e à Delegacia da Mulher, além de prestar queixa oficialmente na Corregedoria.

Apesar de detalhado, o depoimento não esclarece, no entanto, qual seria a motivação e quem seria o mandante do suposto crime, nem o porquê dos homens terem gastado duas horas circulando no veículo com a estudante. "Também não podemos divulgar muitas informações para não atrapalhar a investigação. Estamos chocados e assustados", relatou o advogado. Ele não quis responder se a universitária participou das recentes manifestações de rua no Recife.

No final da tarde deste sábado (24), Vatsyani Ferrão escreveu no Facebook que a "perseguição" teria relação com uma denúncia de roubo:

"A raiva do mandante foi por que denuciamos um desvio de dinheiro com várias provas materiais. O mandante já tinha falado a minha mãe se ela não tinha medo de sair sozinha. Agora dar para entender o que aconteceu? Uma pessoa roubando e fomos denuciar (sic)".

A equipe de reportagem do Diario tentou entrar em contato com o delegado Eronildo Farias, mas os celulares não atendiam. Por telefone, o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, delegado Osvaldo Morais, informou que ainda não havia sido notificado sobre a denúncia. "Temos que apurar se realmente é verdadeira e o que foi exatamente que ocorreu. O que posso adiantar é que este tipo de denúncia, contra policiais, é apurado com rigor e, caso seja comprovada, vamos tomar as medidas cabíveis."

Nenhum comentário:

Postar um comentário