> TABOCAS NOTICIAS : DANONE RETIRA LEITE EM PÓ DOS MERCADOS ASIÁTICOS POR RISCO DE BOTULISMO

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

DANONE RETIRA LEITE EM PÓ DOS MERCADOS ASIÁTICOS POR RISCO DE BOTULISMO

DANONE (FOTO: DIVULGAÇÃO)
A Danone anunciou nesta segunda-feira (05/07) que retirou de circulação em países asiáticos lotes de leite em pó das marcas Dumez e Karicare. Segundo a empresa, a medida foi necessária porque o produto apresentava risco de causar botulismo. De acordo com um porta-voz da empresa, no entanto, nenhum consumidor apresentou queixa até o momento.

O grupo francês disse que o leite em pó para bebê das marcas provêm do fornecedor neozelandês Fonterra, principal exportadora mundial de produtos lácteos, que encontrou alimentos contaminas por uma bactéria em sua fábrica na última semana. Com a descoberta, outras empresas também foram forçadas a retirar seus produtos das prateleiras do mercado, como a Wahaha Health Food Co., Hangzhou Wahaha Import & Export Co., Xangai Tangjiu Co. e Dumex Baby Food Co.

Em comunicado posterior, as autoridades chinesas informaram que a Coca Cola China também é um dos importadores da Fonterra no país asiático, mas não confirmaram se a empresa americana também começou a retirar seus produtos de circulação.

A Fonterra indicou que vendeu o concentrado de proteína do soro de leite suspeito de estar contaminado para oito clientes, cujos nomes não foram revelados. Segundo a empresa, a contaminação se deu por causa de um encanamento sujo em uma de suas fábricas.

Este é o segundo caso de contaminação alimentar da Fonterra neste ano. Em janeiro, restos de dicianodiamida, um inibidor de nitratos utilizado em adubos, foram encontrados em alguns de seus produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário