> TABOCAS NOTICIAS : Clube inglês lança cartilha com 'ofensas inaceitáveis' em estádio

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Clube inglês lança cartilha com 'ofensas inaceitáveis' em estádio

Torcedor de futebol não é conhecido por um comportamento polido e politicamente correto nos estádios, não é mesmo? Mas o Liverpool, tradicional clube da Premier League, a Primeira Divisão da Inglaterra, decidiu lançar umacartilha destinada aos funcionários e torcedores que frequentam o seu estádio, o Anfield Road. Será que vai colar?  Reprodução/Twitter

Na cartilha, o Liverpool lista palavras e expressões que não devem ser proferidas no estádio, por serem consideradas "ofensivas e inaceitáveis", seja por aspecto religioso, racial, étnico ou de gênero. Entre elas estão: 

Wog (apelido dado a crianças do Oriente médio pelo exército britânico)
Nigger (crioulo)
Half-caste (mestiço)
Chink (china ou japa, com sentido pejorativo)
Paki (como se referem a um paquistanês de modo ofensivo)
Pikey (vagabundo)
Yid (expressão usada por antissemitas)
Lezzer (gíria para lésbica)
Fag (bicha)
That's gay (Isso é gay)
Play like a girl (Joga como uma menina)
Don't be a woman (Não aja como uma mulher)
Cripple (aleijado)
Retard (retardado)

"Esse programa de reeducação foi criado para fazer com que nossos funcionários reconheçam linguagem inapropriada e tomem as medidas necessárias para garantir que Anfield esteja livre de qualquer discriminação", explicou Rishi Jain, diretor do Liverpool que ajudou a criar o guia, de acordo com o "Guardian".

A cartilha não se aplica aos jogadores, pois eles já recebem orientação da Federação Inglesa. Isto não serviu para controlar o comportamento em campo do uruguaio Luis Suárez, principal jogador do Liverpool. Ano passado, ele recebeu suspensão de oito jogos por comportamento racista contra Patrice Evra, jogador negro do Manchester United.

Nenhum comentário:

Postar um comentário