> TABOCAS NOTICIAS : 25 DE AGOSTO

domingo, 25 de agosto de 2013

25 DE AGOSTO

DIA DO FEIRANTE - 25 DE AGOSTO
Comemoramos no dia 25 de agosto o Dia do Feirante. A decisão foi tomada pela Mesa Executiva da Câmara Municipal de Belém, no Palácio Augusto Meira Filho, em 25 de agosto de 2005, no estado do Pará.
No Brasil, as feiras livres funcionam desde o século XVII. Mais tarde, pelo Ato nº
625, em São Paulo, no dia 28 de maio de 1934, são organizadas e legalizadas. Mas, por falta de higiene, somente para as comercializações de produtos não alimentícios. Depois, com a concientização dos feirantes com os problemas decorrrentes do lixo e reclamações dos moradores, foi determinada uma feira semanal, cada semana em bairro diferente e com horários determinados, com produtos vegetais e alimentícios . 
O acondicionamento das sobras decorrentes das feiras, foi regulamentada por Lei Assim, as vias públicas deverão ficar limpas logo após o término das feiras.
As feiras-livres, como diz o nome, são democráticas. Cada um é seu próprio patrão. Não há quem não goste de "fazer a feira" à procura de frutas ou verduras frescas. Misturadas as barracas, tendas ou só num balcão, os feirantes gritam apregoando seus produtos e preços, fazendo sempre crer que seus produtos e preços são os melhores. 

Há também os vendedores de doces tradicionais de cada região, comidas prontas, sorvetes e até lá no finalzinho, aparecem vendedores de roupas, sapatos e produtos importados. Estes últimos já ficam nas pontas, porque se aparecer a fiscalização, é bem mais fácil pegar as mercadorias e correr. 
Ir à feira, não é um simples ato de comprar, é uma alegria interna que se exterioriza no simples ato de escolher ao ar livre, barganhar, falar cara-a-cara com o produtor da mercadoria, reclamar e sair com a sensação de ter feito boas compras para toda semana.

O trabalho na produção de hortaliças e verduras não é tarefa fácil. É necessário cuidar do preparo da terra, adubando-a, plantar as sementes quando a terra estiver pronta, regar todos os dias, tirar as pragas, bater pesticidas ou produtos naturais que eliminam os bichinhos, colher, separar os alimentos, encaixotá-los ou amarrá-los fazendo os manolhos (pacotes), dando condições aos produtos de serem comercializados.
Várias pessoas conseguem licença na prefeitura para montar uma barraca numa feira livre, o que torna a concorrência bem grande, devido aos produtos que aparecem repetidos. Isso faz com que os feirantes combinem os preços dos produtos, para ninguém sair prejudicado. Mesmo assim, vemos aqueles que abaixam os preços, fazendo as promoções de última hora, tentando conquistar uma clientela maior.

Além de produtos bons e bonitos, outra forma de chamar a atenção é como os feirantes abordam a clientela, com brincadeiras, cantadas e gritos.
Recentemente saiu um decreto em São Paulo proibindo os gritos nas feiras livres, pois consideram que os mesmos incomodam os clientes, causando tumulto ao ambiente.
A lei estabelece o horário de montagem e desmontagem das feiras, que devem ser entre as seis da manhã e 13:30 h, além de exigir que os feirantes usem luvas descartáveis e uniformes de acordo com o produto comercializado.

Usar os jornais velhos para fazer os embrulhos também já era. Todas as mercadorias devem ser empacotadas em sacolas plásticas ou de papel.
Segundo o decreto, as feiras também devem acontecer em locais que tenham estacionamento, tanto para a freguesia quanto para os feirantes, além de banheiros públicos.

DIA DO SOLDADO - 25 DE AGOSTO
"Soldado" é a graduação de fundo da hierarquia - o termo deriva do latim "solidarius" - alguém que é pago para servir.
Comemorado em 25 de agosto, o Dia do Soldado objetiva homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro. A data foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.

- A homenagem, além de Exército, Marinha e Aeronáutica (Forças Armadas), estende-se também aos profissionais das "Forças Auxiliares", ou seja: Policiais Militares e Bombeiros Militares.
No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais.

A carreira de soldado proporciona ao jovem, o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.
Em tempos de guerra e na manutenção da paz, o soldado exerce atividades, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade.

O Dia do Soldado, ao longo do século XX, foi perdendo a sua popularidade e não mais é um dia público de festividades, nem mesmo são mais organizadas paradas militares em sua honra. Hoje as forças armadas brasileiras são homenageadas no dia 7 de Setembro, quando é comemorada a independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República.

"Ser Soldado" Texto em homenagem ao Dia do Soldado
Na vida, não raramente nos ocorre a incumbência de certas missões, as quais podemos qualificar como sendo bons acontecimentos, não pelo retorno material, mas pela satisfação em executá-las, razão pela qual as abraçamos. 

SER SOLDADO, a exemplo de uma infinidade de outras profissões, é uma dessas coisas que nos pode ocorrer, não se sabendo ao certo se a escolhemos, ou por méritos ou defeitos, fomos “escolhidos”.

SER SOLDADO, sem sombra de dúvida, é uma dádiva incomensurável, acredito que até concedida por Deus, pois, neste mundo conturbado e cheio de defeitos, alguém teria de se esmerar ao máximo, a fim de promover a manutenção da ordem, da segurança, da integridade e do respeito às pessoas de bem – chefes de família, autoridades constituídas e trabalhadores, que a cada dia se vêem ameaçados por indivíduos contrários à ordem, à justiça e às leis do país. 

A tarefa é árdua e exige muito afinco, resignação e, principalmente, amor pela causa. O dia-a-dia do SOLDADO OU POLICIAL é sempre imprevisível e não raramente, lhe é exigido muito” tato”, vivacidade e perícia na resolução de problemas diversos, a despeito dos quais é solicitado pela população. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/06/dia-do-soldado-25-de-agosto-origem.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário