> TABOCAS NOTICIAS : 11 DE AGOSTO

domingo, 11 de agosto de 2013

11 DE AGOSTO

A comemoração do Dia do Advogado é uma tradição que remonta ao Primeiro Império no Brasil (1822-1831). Dom Pedro I, que havia proclamado a Independência do Brasil anos antes, queria que o novo país tivesse suas próprias leis.
Em 1824 é redigida a primeira Constituição brasileira. Mas não bastavam leis sem alguém que as executasse. Pensando nisso, o Imperador criou, no dia 11 de agosto de 1827, os dois primeiros cursos de Direito no país. Um foi inaugurado em Olinda, no Mosteiro de São Bento, e outro em São Paulo.
O respeito pela nova profissão era tão grande que comerciantes e donos de restaurante faziam questão de bancar a conta dos estudantes de Direito nesta data. Assim, nascia outra tradição: o Dia da Pendura. A cada ano os futuros advogados enchiam bares e restaurantes para comemorar o seu dia. Deixando os comerciantes mais felizes e mais pobres.
Com o tempo a tradição foi perdendo força, justamente pelo número cada vez maior de estudantes “comendo e bebendo de graça”. Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), hoje são 1003 cursos de Direito no país.
A atividade do advogado é muito importante. Como estabelece a Constituição, em seu artigo 133: “o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.
No dia 11 de agosto são homenageados também o magistrado e o jurista.
O advogado recebe uma formação multidisciplinar, de tal forma que, ao atingir o bacharelado, estará apto a exercer a advocacia, como profissional liberal, trabalhar em empresas, escritórios e em órgãos governamentais, atuar na área de consultoria, ou ainda entrar para a carreira jurídica como delegado de polícia, juiz de direito, promotor público ou advogado do Estado etc.
Para exercer a profissão, o recém-formado é submetido ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e, ao ser aprovado, recebe a carteira da OAB, que lhe faculta o exercício profissional. Fonte: Curso Objetivo / Profissões / Porto Web

DIA DO ESTUDANTE - 11 DE AGOSTO
Foram criados no Brasil em 11 de agosto de 1827, por D. Pedro I, os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.
Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 anos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.
Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

O que é SER ESTUDANTE

=> Se quiseres ser um verdadeiro estudante
=> Não aprenda só o superficial,
=> Pois o difícil pode se tornar barreira vencida.
=> Para aquele cujo momento chegou agora, nunca é tarde demais!
=> Aprender o ABC não basta, mas aprenda-o.
=> Procura na escola o que deseja para tua vida,
=> Pois ela te recolherá, orientará, dirigirá.
=> Confia nos teus mestres: eles não te decepcionarão.
=> Se não tens teto, cobre-te de saber,
=> De vontade, de garra.
=> Se tens frio, se tens fome,
=> Agarra-te ao livro: ele é uma boa arma para lutar.
=> Se te faltar coragem,
=> Não tenha vergonha de pedir ajuda.
=> Certamente haverá alguém para te estender a mão.
=> Sê leal, fraterno, amigo, forte!
=> Nunca te deixes ser fraco, desleal, covarde.
=> Pois tu, jovem estudante,
=> tens que assumir o comando do teu país.
=> Respeita para ser respeito.
=> Valoriza para ser valorizado.
=> Espalha amor para seres amado.
=> Não tenhas medo de fazer perguntas: toda a resposta terá sentido.
=> Não te deixes influenciar por pensamentos alheios ou palavras bonitas.
=> Tenha a tua própria linguagem (aperfeiçoa-te).
=> Quando te deparares com a injustiça, a impunidade, a corrupção, a falta de limites, o abuso de poder.
=> Pensa na existência de tudo o que te cerca.
=> Busca o teu ideal e lembra: um valor não se impõe, se constrói.
=> Não faça do teu colega, uma escada para subir.
=> Isto é imoral e a imoralidade não faz parte da tua lição.
Autora: Marina da Silva

DIA DO GARÇOM - 11 DE AGOSTO
Uma ocupação muitas vezes desprezada e até mesmo desprestigiada no Brasil. Eles podem ser bem remunerados fora do país, mas aqui, ainda falta muito. O interessante que alguns eventos estão percebendo que os garçons são fundamentais e estão colocando modelos para servir em sua festa. Por que será ? Não é apenas um rosto bonito, mas sim o treinamento oferecido a estes rapazes que vendem a marca da sua empresa.
A profissão do garçom, pode ser divertida e até mesmo invejada no aspecto do contato com “celebridades”, mas vamos pensar na quantidade de informação e detalhes que estes profissionais absorvem para decorar o seu prato predileto e de todos aqueles que estão chegando ?
O bom garçom é aquele que cuja existência não se percebe até que se precise dele. O pedantismo de algum funcionário nessas horas é imperdoável. Ele precisa ser ágil, simpático, atencioso, educado. O garçom tem que ser vendedor e saber para quem vender. Depende do garçom o sucesso de vendas também das bebidas oferecidas no bar. Com muita cautela e atenção ao momento certo pode-se dirigir ao cliente e oferecer algum produto que consta no cardápio.
A obrigação de sempre estar de bom humor para receber as pessoas em seu restaurante, não importando o que tenha acontecido em seu dia
É muito importante que os proprietários passem paras seus funcionários o seu entusiasmo e compromisso com a tarefa de atender bem os clientes.
Um bom atendimento, seja falar ao telefone com simpatia, seja a dedicação de resolver uma reclamação e limpeza do estabelecimento, o cumprimento dos horários e compromissos, todas estas atitudes vão somar credibilidade ao seu negócio e garantir clientes e, por conseguinte, um melhor faturamento e novas possibilidades de ganho para todos.
Todos têm de vender. Isto se resume numa palavra: comprometimento. Todas as pessoas envolvidas diretamente na atividade profissional do estabelecimento devem estar comprometidos com o objetivo maior da atividade. Fonte: *sigaestaviagem

DIA DA TELEVISÃO - 11 DE AGOSTO
O início
John Logie Baird é tido, oficialmente, como o pai da televisão. Através do protótipo de câmera que ele mesmo inventara, John transmite imagens de seu laboratório para uma platéia composta de cientistas em fevereiro de 1926.
No mesmo ano, era fundada a Radio Corporation of America (RCA) que montou estúdios nos Estados Unidos e fez a primeira demonstração televisiva usando uma estátua fincada do próprio jardim como teste. A imagem era do famoso personagem dos quadrinhos, Gato Félix, com 2 metros de altura, transmitida para um televisor com 60 linhas de capacitação.
A mesma RCA emprestaria sua tecnologia para a TV Tupi iniciar sua programação no Brasil, 24 anos depois.
Enquanto isso, de volta a Londres, em 1936, a empresa British Broadcasting Corporation (BBC) foi pioneira ao começar a funcionar com um sistema eletrônico rudimentar, colocando no ar as primeiras transmissões públicas de TV na Inglaterra.
Três anos depois, em 1939, os americanos assistem àquela que consideram a primeira transmissão televisiva, proporcionada por David Sarnoff, presidente da RCA, diretamente da feira de Nova York. Na ocasião, ele foi ridicularizado ao prenunciar que a TV iria ser tão popular quanto o rádio.

Primeiro programa
O primeiro programa de televisão foi exibido no país no dia 18 de setembro de 1950 pela emissora Tupi, tendo como apresentadora, a atriz Yara Lins. 
O evento, patrocinado pelo empresário do ramo das comunicações, Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, conhecido como Chatô e dono dos Diários Associados, contou com a participação de várias personalidades do show bizz da época. O frei cantor mexicano, José Mojica, entoou o hino "Canção da TV" composto para a ocasião e foi uma das atrações da noite. A poetisa Rosalina Coelho Lisboa, nomeada madrinha da invenção, também fez parte do show, declamando alguns poemas.
No dia seguinte, era exibido o primeiro telejornal brasileiro "Imagens do dia", recebido por cerca dos 100 aparelhos de TV importados, existentes no país.
A seguir, a Tupi engrenava como a única e favorita da telinha e transmitia espetáculos de dança exibidos no Teatro Municipal de São Paulo, peças do Teatro Brasileiro de Comédia e programas como o TV de Vanguarda com atores encenando, ao vivo, textos clássicos da Broadway.
No ano seguinte, a TV Tupi era inaugurada no Rio de Janeiro e lançava o telejornal "Repórter Esso", que alcançou enorme sucesso até o final da década de 60.
Ainda em 1953, a TV Record de São Paulo iniciava suas transmissões, sendo os programas infantis o carro-chefe da emissora. Sete anos depois, já são 20 empresas de televisão espalhadas pelo país, cujas imagens transmitidas eram captadas por cerca de 1,8 milhão de aparelhos.
O videoteipe seria introduzido no país em 1962 para melhorar a qualidade das produções que, até então, eram realizadas ao vivo. Com o aparelho, ficou possível gravar e editar as imagens antes da sua transmissão nos programas. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/06/dia-da-televisao

Nenhum comentário:

Postar um comentário