> TABOCAS NOTICIAS : Senado aprova, em 1º turno, 'ficha limpa' para cargos comissionados e de confiança

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Senado aprova, em 1º turno, 'ficha limpa' para cargos comissionados e de confiança

Do UOL, em Brasília
O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (2), em primeiro turno, uma proposta de emenda à Constituição que cria a "ficha limpa" para cargos públicos comissionados e de confiança, a exemplo do que já ocorre para cargos eletivos.
A PEC nº 6/2002, de autoria do senador Pedro Taques (PDT-MT), ainda precisa ser novamente votada pela Casa, em segundo turno. Se for aprovada, a matéria vai à Câmara dos Deputados, onde também precisará ser submetida a duas votações em plenário para ser aprovada e entrarem vigor.
Em cada turno, seja no Senado ou na Câmara, a proposta precisa ser aprovada por 60% do total de parlamentares. Por ser uma PEC, a proposta não necessita de sanção presidencial para vigorar.
A proposta impede a nomeação de condenados pela Justiça em segunda instância e profissionais cassados por conselhos profissionais para cargos em comissão e funções de confiança.
Ao plenário, Taques afirmou não ser razoável que condenados em segunda instância não possam se candidatar a cargos eleitos, mas possam ser indicados a cargos públicos de peso. "Ele não pode ser candidato a vereador, mas pode ser Ministro da Fazenda, secretário de Estado, presidente do Banco Central, da Casa da Moeda. isso não é razoável."

Nenhum comentário:

Postar um comentário