> TABOCAS NOTICIAS : Religiões de matriz africana aguardam convite para encontro com o papa Francisco

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Religiões de matriz africana aguardam convite para encontro com o papa Francisco

Representantes de religiões de matriz africana aguardam um convite formal para um diálogo com o papa Francisco, durante permanência dele no Brasil. A expectativa é do pedagogo e babalaô Ivanir dos Santos, coordenador do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap). Segundo ele, há uma grande esperança de se aumentar as pontes das demais religiões com a Igreja Católica.

“Toda vez que o papa visita algum país, normalmente ele se encontra com autoridades de outras religiões. Nossa esperança é que isso venha a ocorrer aqui no Brasil. Espero que essa diversidade vá além das religiões abraâmicas. Por enquanto não houve convite oficial, mas eu acredito que isso venha a acontecer.”

O babalaô destacou que o novo papa representa uma possibilidade real de renovação da Igreja. “Eu acho que ele é uma renovação. Na Itália, ele se reuniu com os africanos e não discriminou religião nenhuma. Isso é uma marca. Se no Brasil ele fizer algo nessa direção, vai dar uma grande contribuição ao combate à intolerância religiosa e ao respeito inter-religioso. Ele cumpriria um grande papel. Isso vai sinalizar muito para o país e mostrar que ele veio para construir uma nova relação.”

Ivanir dos Santos destacou que já existe uma abertura entre as religiões de matriz africana com o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta. “Temos um diálogo, não só com vários padres, mas com o próprio arcebispo, que fala conosco diretamente. Então eu acredito que possa haver algo nessa direção. Se for feito um convite a qualquer liderança de matriz africana, deve ser prontamente aceito. Se isso acontecer, será histórico.” http://www.diariodepernambuco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário